Foto: Departamento Regional da Cidasc de Blumenau.

O gestor do Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) de Blumenau, Ari Schlagenhaufer, representou a empresa na última reunião ordinária do ano do Grupo de Resposta de Ações Coordenadas (Grac) da região de Blumenau. O encontro aconteceu na quarta-feira, 27 de novembro, nas instalações da Defesa Civil do Estado de Santa Catarina, localizadas no Complexo do Serviço Social da Indústria (Sesi) de Blumenau.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Blumenau.

Presidida pelo 2º Sargento do Bombeiro Militar Maykel Artino Campestrini, coordenador regional da Defesa Civil, a reunião abordou temas estratégicos para a gestão de emergências e o fortalecimento da proteção coletiva.

Os principais tópicos discutidos foram arboviroses, com apresentação de dados, ações realizadas e sugestões de enfrentamento das doenças transmitidas por vetores como mosquitos, com destaque para dengue, chikungunya, zika e febre amarela; Plano de Contingência para Desastres em Hospitais, as estratégias de gerenciamento de emergência para os cinco hospitais de Blumenau (Hospital Misericórdia, Hospital Santa Catarina, Hospital Santa Isabel, Hospital Santo Antônio e Hospital Unimed Blumenau) em cenários de desastres naturais e tecnológicos; Plano de Ação Regional do Serviço Social da Indústria (Sesi) com iniciativas inovadoras de atuação integrada no contexto de desastres; Emprego do Exército Brasileiro em ações municipais com a análise do suporte em emergências local; e atualização cadastral e planejamento com a organização de agendas para a próxima reunião do Grac, marcada para 20 de fevereiro de 2025.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Blumenau.

Segundo Ari Schlagenhaufer, “a integração entre os órgãos participantes do GRAC permite respostas rápidas e efetivas às adversidades, fortalecendo a segurança coletiva e promovendo o bem-estar da população. A participação da Cidasc nas ações do Grac reforça o compromisso da companhia com a gestão integrada de emergências no Estado de Santa Catarina, contribuindo para a proteção da saúde pública e a segurança das cadeias produtivas animal e vegetal”, destaca Ari.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Blumenau.

A Cidasc no Grac

Integrante do Grac, o Cidasc desempenha um papel fundamental no apoio ao Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil (Siepdec), estando à disposição para atuar em situações de desastres naturais, epidemias e emergências sanitárias. Da mesma forma, a companhia conta com o suporte do grupo em situações que envolvem crises sanitárias na defesa animal e vegetal.

O Grac é composto por instituições como Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica, Exército Brasileiro, entre outros órgãos que atuam de forma coordenada para planejar, articular e executar ações de proteção e defesa civil no Estado.

Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500