O gestor do Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) de Blumenau, Ari Schlagenhaufer, representou a empresa na última reunião ordinária do ano do Grupo de Resposta de Ações Coordenadas (Grac) da região de Blumenau. O encontro aconteceu na quarta-feira, 27 de novembro, nas instalações da Defesa Civil do Estado de Santa Catarina, localizadas no Complexo do Serviço Social da Indústria (Sesi) de Blumenau.
Presidida pelo 2º Sargento do Bombeiro Militar Maykel Artino Campestrini, coordenador regional da Defesa Civil, a reunião abordou temas estratégicos para a gestão de emergências e o fortalecimento da proteção coletiva.
Os principais tópicos discutidos foram arboviroses, com apresentação de dados, ações realizadas e sugestões de enfrentamento das doenças transmitidas por vetores como mosquitos, com destaque para dengue, chikungunya, zika e febre amarela; Plano de Contingência para Desastres em Hospitais, as estratégias de gerenciamento de emergência para os cinco hospitais de Blumenau (Hospital Misericórdia, Hospital Santa Catarina, Hospital Santa Isabel, Hospital Santo Antônio e Hospital Unimed Blumenau) em cenários de desastres naturais e tecnológicos; Plano de Ação Regional do Serviço Social da Indústria (Sesi) com iniciativas inovadoras de atuação integrada no contexto de desastres; Emprego do Exército Brasileiro em ações municipais com a análise do suporte em emergências local; e atualização cadastral e planejamento com a organização de agendas para a próxima reunião do Grac, marcada para 20 de fevereiro de 2025.
Segundo Ari Schlagenhaufer, “a integração entre os órgãos participantes do GRAC permite respostas rápidas e efetivas às adversidades, fortalecendo a segurança coletiva e promovendo o bem-estar da população. A participação da Cidasc nas ações do Grac reforça o compromisso da companhia com a gestão integrada de emergências no Estado de Santa Catarina, contribuindo para a proteção da saúde pública e a segurança das cadeias produtivas animal e vegetal”, destaca Ari.
A Cidasc no Grac
Integrante do Grac, o Cidasc desempenha um papel fundamental no apoio ao Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil (Siepdec), estando à disposição para atuar em situações de desastres naturais, epidemias e emergências sanitárias. Da mesma forma, a companhia conta com o suporte do grupo em situações que envolvem crises sanitárias na defesa animal e vegetal.
O Grac é composto por instituições como Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica, Exército Brasileiro, entre outros órgãos que atuam de forma coordenada para planejar, articular e executar ações de proteção e defesa civil no Estado.
Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500