Foto: Renata Farinhuk, Departamento Regional da Cidasc de Mafra.

O Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) de Mafra entregou, na manhã da quinta-feira (21/11), o Selo do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi/POA). O reconhecimento permitirá que o frigorífico de propriedade de Gustavo Witt e Kelyn Karasinski expanda suas negociações para todos os estados brasileiros, um marco importante para a empresa e para a economia regional.

Gustavo Witt, proprietário do frigorífico, destacou que a conquista do Selo Sisbi é fruto de muito trabalho e dedicação. “Esse selo certifica a qualidade do nosso produto e nos possibilita vender para todo o Brasil. Desde a implantação do frigorífico, buscamos ampliar nossa produção e por isso fomos atrás do Selo para expandir nossas vendas. Inclusive, repaginamos as embalagens pensando no mercado nacional”, comentou.

A esposa e sócia, Kelyn Karasinski, reforçou a importância do Selo como sinônimo de qualidade e segurança alimentar. “Ele representa a alta qualidade dos nossos produtos e segurança para os consumidores. Somos gratos aos nossos colaboradores, fornecedores e clientes que fazem parte dessa história de sucesso”, conclui Kelyn.

Foto: Renata Farinhuk, Departamento Regional da Cidasc de Mafra.

Representando a presidente da Cidasc, Celles Regina de Matos, o diretor de Desenvolvimento Institucional, Bernard Borchardt, apontou que a entrega do Selo Sisbi reflete uma política pública voltada ao incentivo ao empreendedorismo. “O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura e Pecuária (SAR) e da Cidasc, tem como diretriz o incentivo à produção, e traz o que há de regulamento, de possibilidade, para que o produtor possa então desenvolver a sua pujança, o seu arrojado desejo de produzir, com qualidade e com confiabilidade, de que esse produto possa chegar na mesa do consumidor com qualidade e com confiança para ser consumido. Este caso é um exemplo de foco, dedicação e resultados rápidos, mostrando que com planejamento é possível alcançar novos mercados”, destaca Borchardt.

A vice-prefeita eleita de Itaiópolis, Carolina Gaio, comemorou a expansão do frigorífico e destacou o impacto na economia local. “Agora o frigorífico pode fornecer para todo o Brasil, o que contribui para o desenvolvimento regional, com mais fornecedores, mais empregos e um impacto positivo na nossa economia do Planalto Norte catarinense”, frisa Carolina.

Foto: Renata Farinhuk, Departamento Regional da Cidasc de Mafra.

Para Carlos Nitz, vice-prefeito eleito de Mafra, a história do frigorífico é um exemplo de determinação e inovação. “É uma empresa recente, mas já demonstra um jeito arrojado de atuar, ampliando suas linhas de produção e gerando empregos. Mafra nunca imaginou ter um frigorífico de peixe, e hoje isso é uma realidade que nos orgulha”, diz Nitz.

Foto: Renata Farinhuk, Departamento Regional da Cidasc de Mafra.

“Com a certificação Sisbi, o frigorífico não só amplia suas possibilidades de mercado como reforça o compromisso com a qualidade e a segurança alimentar, consolidando-se como uma referência no setor e fortalecendo a economia da região”, ressalta Fabiano Franco dos Santos, gestor do Departamento Regional da Cidasc de Mafra. 

Participaram da cerimônia a presidente da Câmara de Dirigente Lojista de Itaiópolis, Denise Seblen; o presidente da Associação Catarinense de Aquicultura (Acaq), Marcelo Luchetta, e a vice-presidente, Ofélia Campigotto; vereadores e demais autoridades locais.

Foto: Renata Farinhuk, Departamento Regional da Cidasc de Mafra.

Como aderir ao SISBI?
Para aderir ao SIE ou Sisbi/POA é necessário implementar sistemas de autocontroles, com pleno atendimento às legislações federais e estaduais. A Cidasc estimula as agroindústrias a fazerem a solicitação de SISBI, mesmo que ainda não tenham conseguido clientes fora do Estado, já que este selo possibilita o atendimento aos mais altos padrões de qualidade e inocuidade.

Santa Catarina é um grande produtor de alimentos, com enorme potencial para atender o mercado nacional e internacional, tanto pelos cuidados com a sanidade animal, quanto pela qualidade no beneficiamento de produtos de origem animal, como lácteos, cárneos, ovos, mel e pescados. A obtenção do registro no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi/POA) permite que as indústrias catarinenses disponibilizem seus produtos no mercado nacional. O Sisbi/POA faz parte do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), que padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal, garantindo a inocuidade e a segurança alimentar. 

+Inf.: https://www.cidasc.sc.gov.br/inspecao/sisbi/ 

Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500