O Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) de Caçador realizou, no dia 8 de novembro, uma reunião com representantes da Vigilância Sanitária Municipal, da empresa responsável pela merenda escolar e do Serviço de Inspeção Municipal (SIM). O objetivo foi informar e sensibilizar os participantes sobre as normas vigentes para a destinação correta de resíduos da alimentação humana, especialmente em relação à proibição de seu uso na alimentação de animais.
Durante o encontro, o gestor do Departamento Regional da Cidasc de Caçador, Luís Felipe Sperry Bratti e os médicos-veterinários Felipe Volpato, Rafael Zardo e Bianca Ximenes destacaram a importância de cumprir as legislações sanitárias, nas quais está disposta a proibição do fornecimento de restos de alimentos ou resíduos de origem animal para bovinos, bubalinos, suínos, caprinos e ovinos.
Ficou enfatizado o alerta da Cidasc de que o uso inadequado desses resíduos pode possibilitar a entrada e disseminação de doenças graves, como a Peste Suína Clássica (PSC), a Peste Suína Africana (PSA) e a Febre Aftosa, causando impactos econômicos significativos ao setor de produção animal e à economia do Estado.
A proibição de utilização de restos alimentares, que contenham proteína de origem animal para a alimentação desses animais está prevista nas legislações como as Instruções Normativas do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) n.º 48/2020, n.º 27/2004 e n.º 06/2004, a Lei Estadual n.º 10.366/1997 e a Portaria da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (SAR) n.º 02/2022.
“Como parte das ações de conscientização, a Cidasc solicita o apoio das entidades participantes para reforçar a divulgação dessas informações durante suas atividades ou fiscalizações de rotina. A colaboração entre os órgãos é essencial para garantir a saúde dos plantéis catarinenses e proteger a economia estadual”, reforçou o gestor da Cidasc de Caçador, Luís Felipe Sperry Bratti.
Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500