Na última sexta-feira, dia 8 de novembro, foi realizada a formatura dos alunos das escolas participantes do Projeto Sanitarista Junior, do Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) de Concórdia. Em 2024, o projeto ocorreu em três escolas municipais: Escola Básica Municipal Frei Cipriano Chardon, Escola Básica Municipal Irmão Miguel e Grupo Escolar Municipal Professora Nelly Müller de Lima.
Os médicos-veterinários Fernanda Zordan Fontana, Vanessa Lucca Alano Hobi, Leonardo Jaques Sampietro, e o engenheiro-agrônomo Daniel Canabarro conduziram atividades educativas nas escolas, abordaram temas relacionados à importância das medidas sanitárias e ao trabalho da Cidasc na manutenção da saúde única. As atividades promoveram o entendimento dos alunos sobre práticas de defesa sanitária e o impacto do trabalho da Cidasc na agricultura e na pecuária de Santa Catarina.
Participaram do encerramento das turmas os professores do quinto ano matutino da Escola Básica Municipal Irmão Miguel, representada por Perla Fiorentim, diretora da escola; a orientadora educacional Rosmari Bassanese; a Secretária Escolar, Karen Balzan e a professora responsável pela turma, Nádia Maria Cesco Erzen, com participação da professora Daiane Dias.
Do quinto ano matutino do Grupo Escolar Municipal Professora Nelly Müller de Lima, representada pela diretora Franciele Zuanazzi; a especialista em educação Saionara Aparecida Cardoso; a secretária escolar Girlei Diva Del Posso Holzmann e o professor do quinto ano Gregori Isaías Tombini, acompanhado das professoras Rosane Lazzarotto Rossetto e Lacita Cristina Maestri Amant.
Do sétimo ano matutino da Escola Básica Municipal Frei Cipriano Chardon, representada pela Vânia Bernardi, diretora da escola; a orientadora de informática Roseli Fernanda Rodrigues da Silva; a professora de artes Roselei Datsch; a professora de geografia Cristiane Thome Cavalli; a professora de ciências Keili Stein Bordin; a professora de acompanhamento de alunos especiai Jéssica Resmini; o professor de matemática Odair Ceron; e o de português Gelson Neri Bourckhardt.
Os profissionais da Cidasc expressaram satisfação em participar das atividades, e destacaram o entusiasmo dos alunos, que motivaram e renovaram o compromisso da equipe em promover a educação sanitária. “Esse projeto tem um valor imenso para a sociedade e permite que as crianças compreendam desde cedo a relevância das práticas sanitárias para a saúde de todos e para o futuro da nossa agropecuária. Agradecemos aos colegas envolvidos, os professores e diretores das instituições parceiras, que foram fundamentais para a divulgação do conhecimento sobre saúde única e defesa agropecuária, pilares do desenvolvimento sustentável e sanitariamente seguro de Santa Catarina”, destacam os profissionais.
Patrícia Caires, gerente do Departamento Regional da Cidasc de Concórdia, celebrou o sucesso do projeto “a educação sanitária é fundamental para garantir um futuro mais saudável e sustentável. O Projeto Sanitarista Junior é uma das formas mais valiosas de aproximar as crianças das práticas de defesa agropecuária, preparando-as para serem multiplicadoras desse conhecimento em suas comunidades”, ressalta Patrícia Resende Diniz Caires.
Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500