Foto: UVL da Cidasc de Campos Novos.

Os médicos-veterinários da Unidade Veterinária Local (UVL) de Campos Novos, da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), participaram como palestrantes, no dia 06/11, da disciplina “Doenças e Sanidade de Aves e Suínos”, do curso de medicina veterinária da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), a convite da professora Dra. Kamila Maciel Dias. Os profissionais da Cidasc abordaram temas essenciais para a atuação no campo da defesa sanitária animal.

Foto: UVL da Cidasc de Campos Novos.

A médica-veterinária Araceli Zanandrea iniciou a apresentação com uma introdução sobre a Cidasc, destacando a missão e os valores da companhia, sua estrutura organizacional e o papel fundamental da Defesa Sanitária Animal no Estado. Araceli também abordou o Sistema de Informação Zoossanitária, a Instrução Normativa (IN) 50/2013 e reforçou a importância do papel do médico veterinário na notificação de suspeitas e ocorrências de doenças regulamentadas.

Foto: UVL da Cidasc de Campos Novos.

Na sequência, a médica-veterinária Karen Sandrin Rossi aprofundou o tema das doenças hemorrágicas em suínos, com destaque para a Peste Suína Clássica (PSC) e a Peste Suína Africana (PSA). Karen apresentou dados atualizados sobre a situação dessas doenças no Brasil e no mundo, apresentando aos alunos os sinais clínicos e as lesões que essas enfermidades causam nos animais.

Foto: UVL da Cidasc de Campos Novos.

O médico-veterinário Anderson Favretto trouxe uma exposição sobre a Síndrome Reprodutiva e Respiratória dos Suínos (PRRS) e a Doença de Aujeszky, destacando as características gerais das doenças, os sinais clínicos e lesões, os materiais colhidos pelo serviço veterinário oficial (SVO) para diagnóstico em caso de suspeita fundamentada e a importância do atendimento precoce da suspeita.

Para promover a prática, os alunos participaram de uma discussão em grupo, simulando situações de campo diante de uma suspeita das doenças abordadas na aula. A atividade possibilitou que estudantes compreendam a importância da notificação e investigação precoce de qualquer caso suspeito no sistema de vigilância.

Segundo Karen Sandrin Rossi, “é uma satisfação estar próximo da universidade, colaborando para a formação dos futuros profissionais e, principalmente, aprimorando a comunicação e o contato com os futuros colegas, que logo estarão no campo exercendo sua atividade”. Ela também expressou gratidão à professora Dra. Kamila Maciel Dias pelo convite que possibilitou a oportunidade de contribuir com o aprendizado dos alunos.

A iniciativa reflete o compromisso da Cidasc com a formação de novos profissionais e o fortalecimento da Defesa Sanitária Animal em Santa Catarina, estimulando o desenvolvimento de competências essenciais para a segurança sanitária e o bem-estar animal no Estado.

Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500