No dia 29 de outubro, o Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) de Itajaí promoveu um treinamento para os médicos-veterinários, que atuam na Defesa Sanitária Animal da região. O evento teve como foco o Sistema Brasileiro de Vigilância e Emergências Veterinárias (e-Sisbravet), uma ferramenta eletrônica, que permite o registro e acompanhamento de notificações e investigações de doenças em animais. A capacitação foi realizada pela Coordenadora Estadual de Epidemiologia (Cepid), do Departamento Estadual de Defesa Sanitária Animal (Dedsa) da Cidasc, a médica-veterinária Eleanora Schmitt Machado.
Durante o treinamento, os participantes divulgaram conhecimentos sobre o uso do e-Sisbravet, incluindo o lançamento de notificações e ocorrências de doenças que são alvo dos programas sanitários do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). A atividade reforçou a importância de uma vigilância ativa e integrada, essencial para a identificação e controle de enfermidades que possam ameaçar a saúde e a segurança sanitária dos animais.
“O treinamento fortaleceu o compromisso dos profissionais com a defesa sanitária animal, aprimorando suas habilidades e contribui para uma rede de proteção ainda mais eficaz em Santa Catarina. Esse evento marca mais um passo na capacitação contínua dos profissionais e garante um sistema de defesa sanitária animal cada vez mais preparado e eficiente”, comenta o médico-veterinário Cleverson Fiamoncini Cordeiro, coordenador regional de Defesa Sanitária Animal da Cidasc de Itajaí.
Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500