Com o objetivo de qualificar e promover um programa de educação continuada aos médicos-veterinários da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) foi realizado, nos dias 25 e 26 de setembro, um treinamento teórico e prático em sanidade suídea, que abordou as doenças de controle oficial e as de importância ao setor produtivo, que cursam com quadro clínico e de lesões semelhantes às de controle oficial. O treinamento foi realizado no Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Lages, tendo como ministrantes os médicos-veterinários e professores da Udesc: José Cristani, Sandra Davi Traverso e Danielle Gava.
Na aula prática, os profissionais assistiram a uma necropsia realizada pelos professores e depois puderam exercitar a colheita de material para fins de diagnóstico oficial e seus diferenciais. Além dos médicos-veterinários da Cidasc, teve a participação da Auditora Fiscal Federal Agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Alessandra de Lacerda Alves, de médicos-veterinários do setor privado, Topigs Norsvin Brasil e Master Agroindustrial.
Segundo a coordenadora estadual de sanidade suídea da Cidasc, Sabrina Tavares, este já é a segunda edição do treinamento em 2024. “A ideia é continuar com as capacitações contínuas aos profissionais da Cidasc, buscando a integração entre o Serviço Oficial, instituição de ensino e pesquisa e a iniciativa privada. Agradecemos a Udesc/CAV, ao Departamento Regional da Cidasc de Lages e de Blumenau, e a empresa Master Agroindustrial, pois sem o apoio desses atores não seria possível a realização do treinamento”, comenta a profissional.
Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500