Foto: Departamento Regional da Cidasc de Caçador.

O Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) de Caçador promoveu, na quarta-feira (25/09), uma aula sobre os aspectos legais e técnicos para a emissão do Receituário Agronômico, direcionada aos alunos do curso de agronomia da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc), no campus de Curitibanos. Essa atividade faz parte do projeto Sanitarista Acadêmico e foi conduzida pelos engenheiros-agrônomos da Cidasc Fernando José Felix e João Altino de Almeida. 

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Caçador.

A aula integra a disciplina de Manejo Integrado de Pragas sob responsabilidade, ministrada pela professora Flavia da Silva Krechemer e pretende capacitar os futuros profissionais para a prática ética e legal na prescrição de produtos agrotóxicos e na emissão de receituários agronômicos. Destacou o papel essencial do Receituário Agronômico, que visa garantir o uso racional e seguro dos agrotóxicos, sempre com base em um diagnóstico real no campo. Somente profissionais legalmente habilitados podem prescrever esses produtos, assegurando que cheguem às mãos dos usuários finais de maneira responsável. 

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Caçador.

Além de abordar os princípios teóricos e técnicos, a atividade incluiu uma simulação prática, na qual os estudantes puderam vivenciar uma situação real de campo. Eles foram desafiados a realizar o processo completo de emissão do receituário agronômico, começando pelo diagnóstico de um problema fitossanitário exposto, até a prescrição do controle adequado. Esse exercício foi realizado no ambiente do sistema Sigen+, plataforma da Cidasc que está disponível gratuitamente para profissionais habilitados emitirem receitas de forma simples e prática. 

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Caçador.

Diversos casos de emissão de receitas foram discutidos durante a aula, tanto exemplos corretos, quanto aqueles que não seguiram as normas, proporcionando aos estudantes uma visão prática das situações cotidianas. A atividade reforçou a importância da prescrição técnica ser realizada com ética e profissionalismo, capacitando os alunos a tomarem decisões conscientes ao prescrever agrotóxicos.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Caçador.

“Como as autuações de profissionais que prescrevem agrotóxicos em desacordo com a legislação corresponde à parcela significativa dos processos administrativos instaurados pela Cidasc, na área de defesa sanitária vegetal, considera-se imprescindível oportunizar atividades educativas para o devido esclarecimento e capacitação dos futuros engenheiros-agrônomos. Para que, ao ingressar no mercado de trabalho, estejam preparados e desenvolvam todos os esforços no sentido de utilizar de forma correta esta ferramenta, que pode tanto valorizar, quanto desvalorizar o profissional emitente”, comenta Fernando José Felix, engenheiro-agrônomo da Cidasc de Caçador.

+Projeto Sanitarista Acadêmico
O Projeto Sanitarista Acadêmico, idealizado pela equipe da Cidasc para aproximar o setor educacional e a defesa agropecuária, foi lançado, no dia 08 de junho de 2021, e apresentado para universidades e escolas técnicas de Santa Catarina. O evento, realizado no formato on-line, aproximou o setor público e privado, com objetivo de formar uma aliança na área de defesa agropecuária, por ações conjuntas com as instituições como: palestras e futuros projetos de pesquisa, além de contribuir com a formação dos futuros profissionais do setor agropecuário, propiciando conhecimentos sobre a defesa agropecuária e o fortalecimento de redes de trabalho colaborativo. 

Com o Sanitarista Acadêmico, a Cidasc busca se aproximar da educação técnica e superior, contribuindo com a importância do trabalho da Cidasc na promoção da saúde pública, do bem-estar animal e na preservação do meio ambiente. 

A intenção do projeto é não se restringir aos cursos mais próximos do campo, como Medicina Veterinária, Agronomia e Zootecnia, abrangendo também outras especialidades no campo da saúde, uma vez que cuidar da sanidade animal e vegetal é também promover a saúde humana. Apoiado sob a ótica de One Health (Saúde Única), definida pela FAO/OIE/OMS, o projeto visa demonstrar a importância e o potencial da saúde animal, sanidade vegetal, e segurança dos alimentos para a sociedade.

O Sanitarista Acadêmico prevê, ainda, difundir os valores, a cultura e o papel da agricultura de Santa Catarina, bem como o seu potencial para gerar qualidade de vida, com a preservação, equilíbrio ambiental e produção de alimentos seguros.

A defesa agropecuária, que em Santa Catarina é de responsabilidade da Cidasc, é essencial para que o alimento oferecido à população seja seguro para consumo. Programas de educação sanitária, como o Sanitarista Acadêmico, buscam mostrar a relevância deste serviço para o bem-estar das pessoas e também para o bom desempenho das atividades econômicas ligadas ao meio rural.

Ficou interessado no Projeto Sanitarista Acadêmico?
Agende uma apresentação sobre o projeto na sua instituição. Envie sua solicitação para o e-mail: fabranco@cidasc.sc.gov.br  

+Inf.: https://www.cidasc.sc.gov.br/educacao-sanitaria/sanitarista-academico/

Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500