Reunião na sede da Cidasc, em Florianópolis, discutiu pontos em comum e possibilidade de parceria para dar mais visibilidade à contribuição das instituições para o desenvolvimento de SC

É numa rodovia em Florianópolis que são pensadas muitas ações para qualificar o agronegócio catarinense. Na Admar Gonzaga, estão as sedes da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pecuária, de suas empresas públicas Cidasc e Epagri e também o campus do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Santa Catarina (CCA/Ufsc). 

Em comum, todas estas instituições buscam colocar ao alcance do produtor conhecimentos que proporcionem o crescimento sustentável da atividade. Esta convergência foi tema da reunião desta quarta-feira, 25 de setembro, no gabinete da presidente Celles Regina de Matos, na sede da Cidasc em Florianópolis. 

Ela recebeu na Cidasc a diretora do CCA/Ufsc, Rosete Pescador, e a servidora técnica da universidade Aline Cardozo. A Epagri foi representada por seu gerente de Planejamento, Denilson Dortzbach, e pela gerente do Departamento de Comunicação e Marketing, Adriana Tomazi Alves. 

O CCA, que completa 50 anos de atividade, quer formar uma parceria com a Cidasc e a Epagri e dar mais visibilidade ao trabalho que é feito e que proporciona o desenvolvimento de um setor de grande importância social e econômica. A presidente Celles destacou a prioridade que a Cidasc dá à educação sanitária, aliada à fiscalização, comparando-a à medicina preventiva: o início de tudo é orientar os produtores e a população em geral sobre como prevenir as doenças. 

A presidente destacou a recente criação do Departamento Estadual de Educação Sanitária na Cidasc e mostrou os livros didáticos elaborados pela empresa pública para seu projeto Sanitarista Junior, voltado a estudantes do ensino básico. As servidoras da Ufsc relataram também como os estágios na Cidasc têm contribuído para a formação dos estudantes universitários.

Um dos exemplos citados foi quanto aos conhecimentos sobre a produção de citros. Os estudantes que estagiaram na companhia demonstraram um grande embasamento sobre as medidas de defesa sanitária vegetal na citricultura, compartilhando essa aprendizagem com toda a turma. 

Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500