A presidente da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) e médica-veterinária, Celles Regina de Matos, juntamente com a médica-veterinária e gestora do Departamento Estadual de Inspeção, Alexandra Reali Olmos, participaram na sexta-feira, 23 de agosto, de uma reunião on-line com Carlos Goulart, secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), e da diretora Judi Maria da Nóbrega, do Departamento Suporte e Normas, e da representante da Diretoria de Inspeção de Produtos de Origem Animal (POA), do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). O encontro foi viabilizado com o suporte da Secretaria de Estado de Articulação Política, sediada em Brasília.
O principal objetivo foi discutir a proposição de uma alternativa inovadora para a realização de inspeções em estabelecimentos registrados no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi), por meio de Sistema Social Autônomo, conforme previsto no Decreto Federal n.º 10.419/20, porém nunca executado ainda no país. Durante a reunião foram abordados temas determinantes, como a elaboração de um arcabouço jurídico, incluindo alteração de estatutos, criação de legislação específica e a composição orçamentária a ser destinada para a implementação desse modelo.
Segundo a presidente da Cidasc, Celles Regina de Matos, “a regulamentação de um Sistema Social Autônomo para a inspeção, em âmbito nacional, representará uma solução eficiente não apenas para Santa Catarina, mas para todo o país, podendo significar um grande reforço aos municípios que possuem estabelecimentos com Sisbi. Estamos criando meios para o agronegócio crescer, especialmente os nossos alimentos de origem animal”, destaca Celles.
Os trabalhos seguem sob a condução da Cidasc, com parceiros do serviço autônomo nacional, com o amparo legal da Secretaria da Casa Civil, do Governo do Estado, plenamente cumpridas, que os produtos cheguem de forma segura à mesa dos consumidores e os frigoríficos, queijarias, salamerias, beneficiadores do mel, do pescado e demais estabelecimentos, possam se manter em atividade e crescer em riqueza.
Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500