É preciso estar atento à saúde dos animais de produção e este cuidado tem reflexos na saúde humana. Com os cavalos não é diferente, pois algumas doenças que os acometem podem ser transmitidas às pessoas, um tópico abordado pelo projeto Sanitarista Junior, da Cidasc, que tem entre as escolas parceiras a escola Alexandre de Gusmão.
Para ilustrar os cuidados com sanidade animal e complementar o conteúdo teórico, a Cidasc levou um grupo de alunos à Fazenda Felicidade, em Bom Retiro, na semana passada. O local é um dos poucos que cria a raça Gypsy Horse, que apresenta uma pelagem bem característica nas patas, e se dedica também ao cultivo de lúpulo, oliveiras e videiras.
Embora já tivessem estudado sobre produção agropecuária nos livros, a experiência na Fazenda Felicidade foi marcante: “é o lugar mais lindo em que eu já vim passear”, disse um dos alunos. O grupo foi acompanhado pela médica-veterinária da Cidasc Míriam Adriana Bruggemann.
Na atividade prática, foram retomados alguns conhecimentos trabalhados em sala de aula sobre a anemia infecciosa equina e o mormo, principais doenças que atingem os equídeos (além dos cavalos, fazem parte deste grupo mulas e asnos). O foco é a prevenção, pois não há tratamento para os animais.
O objetivo do Sanitarista Junior é levar estas informações para os estudantes e capacitá-los para que sejam multiplicadores junto aos amigos e família. Deste modo, a Cidasc contribui para formar novas gerações mais conscientes sobre a importância da produção agropecuária para Santa Catarina e sobre a relação entre a saúde animal, o meio ambiente e a saúde humana.
A equipe do Departamento Regional da Cidasc de São Joaquim agradece a Aglã Cardoso Knabben e Kássia Henckemaier pela acolhida na Fazenda Felicidade.
Para saber mais sobre a anemia infecciosa equina e o mormo, leia as notícias que já publicamos em nosso site com as diretrizes mais recentes sobre o tema. A Coordenação de Sanidade Equídea da Cidasc pode orientar os criadores de cavalo quanto a medidas de prevenção.
Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500