A ferrugem asiática é considerada a principal doença que afeta a soja, podendo causar perdas de até 90% nas lavouras. Uma das medidas previstas no Plano Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja é o estabelecimento de um calendário para esta cultura, com um período previsto para o plantio e outro no qual não devem ser mantidas plantas de soja no campo, o chamado vazio sanitário.

A reportagem veiculada no Balanço Geral, no Oeste Catarinense, apresenta o que é o vazio sanitário e explica sua importância para o combate da praga. Sem plantas hospedeiras durante um período do ano, o fungo causador da ferrugem asiática tem mais dificuldade em completar seu ciclo. Desta forma, é possível fazer o controle da doença com menos aplicações de fungicidas, o que representa menor custo para o produtor.

Em Santa Catarina, a Cidasc organizou um calendário por regiões, levando em consideração diversos dados técnicos. Você pode conferir todas informações na seção de Defesa Sanitária Vegetal nosso site.

Abaixo, a reportagem veiculada pela NDTV. Um dos entrevistados é o engenheiro-agrônomo da Cidasc Diogo Deoti:

Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500