
A atuação das empresas públicas vinculadas à Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária foi tema de audiência pública realizada pela Comissão de Agricultura e Desenvolvimento Rural da Assembleia Legislativa (Alesc) nesta quarta-feira, 10 de julho. A Cidasc foi representada pela presidente, Celles Regina de Matos, pelo diretor de Desenvolvimento Institucional, Bernard Borchardt, e pela diretora Administrativa e Financeira, Vanessa Souza Adami do Espírito Santo.
O secretário Valdir Colatto foi representado por Jairo Henkes, gerente de Projetos da Secretaria da Agricultura e Pecuária, e a Epagri por seu presidente, Dirceu Leite. A mesa da audiência pública “Reestruturação e Fortalecimento das Empresas Públicas Agrícolas” foi composta ainda pelos deputados integrantes da comissão e por dirigentes de sindicatos ligados à área.
Todos ressaltaram o papel que a Cidasc, a Epagri e a Ceasa têm para a produção e distribuição de alimentos, promovendo o desenvolvimento da atividade rural e criando condições para que o produtor rural tenha sucesso. Foi discutida a necessidade de contratação de profissionais aprovados em concursos para haver troca de conhecimentos entre novos empregados e os que estão aderindo aos planos de demissão voluntária incentivada (PDVI).


Em sua fala durante a audiência pública, a presidente Celles apresentou números relativos à Cidasc e ao impacto positivo que a defesa agropecuária traz para a produção e exportação dos produtos do agrocatarinense, com contribuição expressiva para o PIB do Estado. Ela ressaltou que a presidência e diretoria tem recebido e ouvido os sindicatos e que diversas demandas para fortalecer a Cidasc já foram atendidas pelo governo.
Como exemplo, Celles de Matos destacou a nomeação nos últimos dois anos de profissionais aprovados em concurso, em sua maioria engenheiros-agrônomos, médicos-veterinários e técnicos. Houve recentemente a homologação do resultado de um novo concurso público, que ofertou 20 vagas para médicos-veterinários, acompanhando a necessidade de atender o setor produtivo quanto à sanidade animal e inspeção sanitária de produtos de origem animal.
Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500