Dentro da série SC Saudável, o programa Balanço Geral apresentou todo o trabalho que a Cidasc realiza do campo aos pontos de venda para monitorar resíduos de agrotóxicos nos hortifrutigranjeiros. A equipe de reportagem foi à propriedade da família Kullkamp, em Braço do Norte, ver o trabalho de fiscalização e de orientação ao produtor.

Elton Kullkamp compartilhou a sua experiência: no passado, a análise indicou que suas hortaliças não estavam em conformidade com os limites tolerados de resíduos. Recebeu orientação, aprimorou suas práticas e hoje faz melhor uso dos insumos agrícolas, produzindo alimentos com menos resíduos.

Os números apontam melhoria ao longo dos 14 anos do Programa de Monitoramento de Resíduos de Agrotóxicos: quase 90% das amostras de hortifrutigranjeiros testadas em Santa Catarina estão em conformidade. A amostra é considerada conforme quando não apresenta resíduos ou tem resíduos abaixo do limite permitido e apenas de agrotóxicos autorizados para aquela cultura.

Confira as explicações sobre o funcionamento do programa e sobre a rastreabilidade destes alimentos, que permite ao consumidor saber a origem dos vegetais e frutas que está levando para casa.

Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500