Foto: Departamento Regional da Cidasc de Concórdia.

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) e a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) uniram esforços para realizar um importante evento no Centro de Treinamento de Concórdia (Cetrédia), no dia 05 de junho. A programação do Curso do Projeto Flor-e-Ser contou com a presença e palestras de profissionais da Cidasc, abordando temas para a defesa agropecuária, com foco especial na saúde animal e vegetal.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Concórdia.

Entre os palestrantes, estavam o engenheiro-agrônomo Daniel Voltei Nogueira Canabarro, que atua na Defesa Sanitária Vegetal, e as médicas-veterinárias Gisele Bertol Rosa e Patrícia dos Santos Coutinho, responsáveis pela Inspeção de Produtos de Origem Animal. Também marcaram presença a médica-veterinária Fernanda Zordan Fontana, da Defesa Sanitária Animal, da Unidade Veterinária Local (UVL) de Concórdia, e o auxiliar agropecuário Vinícius Velho.

O evento destacou-se pela abordagem abrangente sobre as atividades da Cidasc na Defesa Agropecuária. Em sua apresentação, o engenheiro-agrônomo Daniel Canabarro explicou as iniciativas de Certificação Fitossanitária e a importância da detecção e controle de pragas quarentenárias.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Concórdia.

No campo da Saúde Animal, a médica-veterinária Fernanda Zordan Fontana enfatizou o Programa Estadual de Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Bovinas (PNCEBT), ressaltando as medidas preventivas estabelecidas pela Portaria SAR n.º 44/2020, alterada pela Portaria SAR n.º 23/2022. Já as médicas-veterinárias Gisele Bertol Rosa e Patrícia dos Santos Coutinho destacaram as atividades de Inspeção de Produtos de Origem Animal e as ações para controle de Doenças Transmitidas pelos Alimentos (DTAs).

O objetivo do encontro foi a apresentação das atribuições dos órgãos públicos no setor agropecuário, enfatizando a importância das atividades diárias que visam à manutenção da saúde pública, dentro do conceito holístico de saúde única.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Concórdia.

Durante o curso, foram distribuídos folders educativos sobre programas sanitários nacionais, reforçando a importância da educação sanitária agropecuária para a preservação da saúde pública. O evento contou com a participação de 23 mulheres e jovens rurais, além das extensionistas sociais Rosani Michelon, Carmen Bonissoni, Vânia Sander, Odete Forchesatto e Jacinta Buenos da Silva, da Epagri.

Alessandra Carvalho
Ouvidoria: 0800 644 8500