Foto: Departamento Regional de Criciúma/Cidasc

A Povilhana é uma celebração tradicional do Sul de Santa Catarina, que destaca a produção do polvilho e da banana, duas importantes atividades econômicas em Santa Rosa do Sul. Durante a festa deste ano, realizada entre 29 de maio e 2 de junho, houve o concurso para escolha do melhor cacho de banana.

O júri teve entre seus avaliadores os técnicos da Cidasc João Natalino Martins, Rosan Regis Triches e Valdirene B. E. De Noni, a convite da ABASC (Associação dos Bananicultores do Extremo Sul Catarinense), por intermédio do responsável técnico Murilo da Rosa Pagani. Concorreram 35 produtores de banana caturra e branca, convencional e orgânica, e os cachos foram avaliados nos requisitos: sanidade, manejo, cor e formato.

A participação da Cidasc, empresa pública vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária, nesse evento é uma forma de valorizar o trabalho do agricultor. Este contato aproxima a companhia, que é responsável pela sanidade agropecuária catarinense, do produtor rural, criando uma relação de confiança.

Sobre a classificação de produtos vegetais

A Cidasc executa os serviços de classificação de produtos vegetais e seus subprodutos e resíduos de valor econômico, tendo por finalidade o atendimento às legislações de padrões de classificação. Este trabalho visa a normatização do mercado consumidor e a facilitação da comercialização, possibilitando a importação e exportação dos produtos dentro dos padrões oficiais de classificação.

A atividade de classificação possibilita a seleção de produtos para diferentes usos em conformidade a sua qualidade e impede a comercialização de produtos inadequados ao consumo humano e/ou animal. Preserva a economia dos riscos de importação de produtos impróprios e/ou com padrões de qualidade inferior aos praticados no mercado interno. Auxilia na detecção de fraudes e contaminações nos produtos, salvaguardando o interesse dos nossos consumidores.

A Cidasc também capacita produtores rurais e usuários em classificação vegetal, desenvolve trabalhos ligados à extensão agroindustrial, auxiliando tecnicamente as indústrias e produtores rurais.

Fonte: Departamento Regional de Criciúma/Cidasc

Denise De Rocchi