Foto: Departamento Regional de Chapecó/Cidasc

Uma atividade do Projeto Ação Campo Limpo marcou o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, no município de São Carlos. Houve captação, triagem e acondicionamento para o transporte de embalagens de agrotóxicos em doze localidades rurais do município.

A iniciativa é da Cooperativa Regional Auriverde em parceria com a Cidasc, através de uma cooperação técnica, tendo ainda como apoiadores as Prefeituras Municipais de São Carlos e de Cunhatai, a Rádio 104.1 FM de São Carlos, a Epagri e o IFSC. A ação tem por objetivo promover ações de educação sanitária e ambiental sobre a logística reversa de embalagens vazias de agroquímicos e defensivos agrícolas, bem como a entrega destes recipientes pelos produtores rurais dos dois municípios envolvidos.

As embalagens vazias destes produtos não podem ser colocadas no lixo comum, nem reaproveitadas para outros fins ou recicladas com outros tipos de resíduos. Estes materiais precisam ser entregues em postos de coleta específicos para esta finalidade, após o produtor realizar a tríplice lavagem.

Foto: Departamento Regional de Chapecó/Cidasc

“A iniciativa do Departamento Técnico da Cooperativa se deu devido a preocupação desta com o meio ambiente e também com a legislação que os produtores precisam atender, tanto sanitária quanto ambiental”, frisou a engenheira-agrônoma responsável técnica pela Cooperativa Auriverde, Cristina Pimmel.

“Sabemos da importância que é dar a destinação correta a este material, e a Cidasc vem aqui participar, trazendo seu corpo técnico, pois além de ser a nossa competência fiscalizar a comercialização e a utilização dos agroquímicos e defensivos agrícolas e a logística reversa destas embalagens, somos uma empresa pública preocupada com a sustentabilidade ambiental. Então, toda ação que vem ao encontro de promover com que este material não fique no meio ambiente, não contamine o solo e as águas e vá para um destinação correta, sem dúvida, terá o apoio da Cidasc”, disse o gestor do Departamento Regional de Chapecó, Ivan Niederle Ulsenheimer.

Foto: Departamento Regional de Chapecó/Cidasc

Ao longo do dia, nos diferentes pontos de coleta, também foram realizadas atividades de educação sanitária sobre o tema para com os produtores e técnicos presentes. O prefeito de São Carlos, Rudi Miguel Sander, que acompanhou a ação, citou: “esta é uma ação muito positiva neste Dia Mundial do Meio Ambiente e ter esta atividade desempenhada em nosso município, que servirá de exemplo, faz-nos pensar que mundo deixaremos para as próximas gerações”.

Os materiais entregues pelos produtores rurais nos pontos de coleta distribuídos pela área rural do município de São Carlos foram transportados em caminhão, com o devido licenciamento ambiental para este transporte, com destino a empresa Aerooeste, que é o posto de recebimento localizado na região. Posteriormente, a empresa fará o encaminhamento das embalagens de agrotóxicos para o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias – INPEV.

Denise De Rocchi
Ouvidoria: 0800 644 8500