Foto: Departamento Regional da Cidasc de Caçador.

Nos dias 28 e 29 de maio, a Sede dos Funcionários Públicos Municipais de Caçador foi palco da segunda etapa do curso “Sistema produtivo para produção de leite e queijo artesanal de leite cru”. O evento, promovido pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), contou com a participação dos médicos-veterinários Felipe Volpato e Bianca Ximenes de Abreu, do Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) de Caçador.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Caçador.

Felipe Volpato, coordenador regional de Defesa Sanitária Animal (DSA), e Bianca Ximenes de Abreu, coordenadora regional do Serviço de Inspeção Estadual (SIE), compartilharam seus conhecimentos com os participantes, abordando temas para a produção segura e de qualidade de leite e queijo artesanal cru. A Cidasc revisitou temas relevantes para a defesa agropecuária, incluindo:

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Caçador.
  • Importância da Defesa Agropecuária: Ações para proteger a agricultura e a pecuária locais.
  • Cadastro Agropecuário: A necessidade do registro e controle das propriedades rurais.
  • Inspeção de Produtos de Origem Animal: Os tipos de serviços de inspeção existentes para uma unidade de beneficiamento de leite e a garantia de qualidade dos produtos para atendimento dos padrões sanitários exigidos.
  • Brucelose e Tuberculose: Métodos de prevenção, Certificação de propriedades livres dessas doenças e a Portaria n.º 44/2020.
  • Sanidade Animal e Zoonoses: Enfatizando a importância do controle e prevenção de doenças que podem ser transmitidas entre animais e humanos.

Outros tópicos abordados e discutidos durante o curso para os produtores de leite do município de Caçador, foram:

• Saúde da Glândula Mamária, Contagem de Células Somáticas (CCS) e Mastites: Orientações sobre a manutenção da saúde dos animais e a qualidade do leite produzido.
  • Qualidade do Leite: Boas práticas para garantir a excelência do produto final.
  • Sistema de Ordenha e Higienização/Sanitização: Procedimentos para assegurar a higiene e a sanitização durante a ordenha.
  • Visita em Sala de Ordenha e Processos de Ordenha Higiênica: Demonstrações práticas de técnicas de ordenha higiênica.

A realização do curso também alinhou-se à campanha de divulgação do mês de promoção da saúde dos animais de produção em Santa Catarina, reforçando o compromisso com a sanidade e bem-estar no campo.

Alessandra Carvalho
Ouvidoria: 0800 644 8500