A Cooperativa Regional Auriverde realiza, em parceria com o Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) de Chapecó, o projeto de “Ação Campo Limpo”, nos municípios de São Carlos e Cunhataí. A ação tem o objetivo de coletar e destinar corretamente as embalagens vazias dos defensivos agrícolas até o seu destino e a preservação ambiental no meio rural.
Nos dias 7, 8 e 9 de maio aconteceram as atividades de educação sanitária, com aulas para os alunos e professores das escolas do meio rural dos municípios de São Carlos e Cunhataí. A prefeitura dos dois municípios é parceira do projeto, que levará mais atividades de educação sanitária, fiscalizações em propriedades rurais e estabelecimentos comerciais, além de orientações ao público, através dos veículos de comunicação.
Conforme o gestor do Departamento Regional da Cidasc de Chapecó, Ivan Niederle Ulsenheimer, “o projeto será desenvolvido durante o ano de 2024 nestes municípios, contará com a realização de reuniões com produtores rurais, palestras em escolas de nível fundamental e técnico, ações de conscientização sobre o uso correto de agrotóxicos e a devolução de embalagens vazias, a recolha destas embalagens, entre outras atividades”, pontua.
O trabalho envolve profissionais de diferentes entidades. Neste primeiro momento participaram das apresentações o gestor do Departamento Regional da Cidasc de Chapecó, Ivan Niederle Ulsenheimer, os engenheiros-agrônomos da Cidasc, Jader Alfredo Deobald, Diogo Antonio Deoti e Gunther Halmann, o vice-presidente da Auriverde, Daniel Ferrari, a responsável pelo departamento técnico da Auriverde, engenheira-agrônoma Cristina Pimmel, o gestor estadual do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), Cícero Brasil, e os diretores das escolas municipais.
A logística reversa, com base na Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010), consiste no conjunto de ações e procedimentos para fins de coleta e restituição dos resíduos sólidos. O objetivo final dessas ações é assegurar a destinação final adequada de produtos que podem causar impactos significativos ao meio ambiente e à saúde humana.
Os produtores rurais devem fazer a tríplice lavagem e entregar as embalagens em condições de serem encaminhadas para o posto de reciclagem.
Confira os passos para a tríplice lavagem:
– Esvaziar totalmente o conteúdo da embalagem no tanque do pulverizador.
– Adicionar água limpa à embalagem até ¼ do seu volume.
– Tampar bem a embalagem e agitar por 30 segundos.
– Despejar a água de lavagem no tanque pulverizador.
– Realizar a limpeza na embalagem três vezes.
– Inutilizar a embalagem plástica ou metálica, perfurando o fundo.
– A pessoa responsável pela lavagem deve utilizar os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) tais como luvas, avental, máscara e óculos de proteção.
Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500