Foto: Departamento Regional de Chapecó/Cidasc

A médica-veterinária da Cidasc Raquel Dettmer Schardong foi entrevistada pelo apresentador Adalmir Kaiser sobre o Mês da Saúde Animal e Vegetal, celebrando em maio. A gravação foi realizada nesta segunda-feira, 20 de maio, e será transmitida nesta terça, dia 21, pela Rádio Difusora de Maravilha (FM 90.3).

Na conversa, a profissional apresentou a gama de trabalhos realizados pela Cidasc, órgão oficial de defesa agropecuária em Santa Catarina. Na área de defesa sanitária animal, são desenvolvidos diversos programas sanitários voltados ao controle e prevenção de doenças em diferentes espécies.

Tendo em vista que a gravação ocorreu no Dia Mundial das Abelhas, a médica-veterinária da Cidasc destacou o Programa de Sanidade das Abelhas: as colmeias são registradas na Cidasc e o saldo de animais é acompanhado. Casos de mortandade de abelhas são investigados, devido à importância destes insetos para a agricultura e o meio ambiente, por serem polinizadores. 

A pauta abordou também as medidas adotadas contra a raiva dos herbívoros. Uma delas é o monitoramento de morcegos hematófagos, que podem ser vetores do vírus causador da doença, em áreas rurais pela Cidasc. Outro é o trabalho de educação sanitária, orientando os produtores sobre a vacinação do rebanho, que precisa ocorrer periodicamente. 

Raquel Dettmer lembrou estes e outros exemplos de sucesso na defesa agropecuária e reforçou o convite para o VII Fórum Catarinense de Prevenção à Febre Aftosa, no dia 27 de maio, das 8h as 12h. O evento é híbrido e pode ser acompanhado ao vivo do auditório da Defesa Civil (avenida Governador Ivo Silveira, 2320 – Florianópolis) ou pela internet, no canal da Cidasc no Youtube. Este ano, Santa Catarina celebra 17 anos da certificação de Zona Livre de  Febre Aftosa sem Vacinação.

Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom