Lançamento do livro promove a conscientização sobre a proteção vegetal e seus impactos na sociedade.
A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) lançou, nesta quinta-feira (16/05), o livro impresso “Sanidade Vegetal: Uma estratégia global para eliminar a fome, reduzir a pobreza, proteger o meio ambiente e estimular o desenvolvimento econômico sustentável”, em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Crea-SC). O evento ocorreu no auditório do Crea-SC e integra a agenda do mês da “Saúde dos Animais de Produção e Saúde Vegetal”. Participaram da cerimônia a presidente da Cidasc, Celles Regina de Matos; o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária (SAR), Valdir Colatto; o presidente do Crea-SC, Carlos Alberto Kita Xavier; como o médico-veterinário aposentado da Cidasc e educador sanitário, Clóvis Improta; além de outras autoridades.
A obra é fruto do trabalho colaborativo, desenvolvido por 58 autores de várias organizações, sendo oito profissionais da Cidasc. A publicação apresenta vinte capítulos, divididos em quatro seções temáticas: Medidas fitossanitárias, Sistema unificado de sanidade vegetal e Organizações nacionais de proteção fitossanitária; Promoção da segurança alimentar; Educação para sanidade vegetal; e Proteção da sanidade vegetal e a conservação da biodiversidade.
“Esta obra é uma verdadeira compilação de histórias, lutas e conhecimentos que precisamos multiplicar e levar da nossa geração para as futuras. Cada um de vocês, autores, trouxe sua própria história e realizou um trabalho significativo. É dito que existem pessoas que escrevem a história, outras que a leem, e aquelas que fazem a história. Vocês, os 58 autores deste livro, são os que fizeram a história. Agora, cabe a nós ler e repassar essa sabedoria adquirida. Este livro deixa um legado que é eterno e inapagável. Quero expressar minha profunda gratidão pelo trabalho árduo de cada um de vocês. Há um imenso tesouro de conhecimento nesta obra, especialmente valioso para a nossa juventude. Vocês abriram o caminho para todos nós. A estrada que vocês construíram era necessária para que pudéssemos chegar até aqui. Muito obrigado por este legado”, enaltece o secretário Colatto.
Para a presidente da Cidasc, Celles Regina de Matos, “é com a educação sanitária, a que se propõe um time de inquietos, como os autores deste livro, não guardarem seus saberes só para si. A Defesa Sanitária Vegetal, com esta obra, arremessa ao universo, letras de oportunidades. Que este exemplo de trabalho, em parceria com tantas instituições tão inquietas, quanto a Cidasc, que nos ajudaram a produzir o conhecimento, bem como o Crea-SC, por seus dirigentes, que nos ajudaram a oferecer este trabalho, sejam exemplo de quem sai da retórica e vai para ação. Porque é assim que se resolve: indo para o jogo, com a enxada e o balde de leite na mão”, ressalta Celles.
O presidente do Crea-SC, Carlos Alberto Kita Xavier, destacou a posição de destaque do Estado de Santa Catarina nas áreas de agronomia, agropecuária e produção de proteínas animais. “Santa Catarina é uma referência, com contribuições marcantes em todas as regiões do estado. Agradeço a oportunidade de apoiar esta obra, que contou com a dedicação e o talento de 58 autores, resultando em um trabalho magnífico”, conclui Kita.
Esta publicação tem por objetivo subsidiar as atividades do Projeto Sanitarista Acadêmico, desenvolvidas junto às Instituições de ensino superior catarinenses e segundo os organizadores da obra, os engenheiros-agrônomos da Cidasc, Diego Medeiros Gindri, Patrícia Almeida Barroso Moreira e Mário Álvaro Aloísio Veríssimo, é um registro comemorativo ao Ano Internacional da Sanidade Vegetal, comemorado em 2020, com o intuito de colaborar na conscientização, proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU), sobre a importância da proteção da sanidade vegetal para nossa sociedade.
O livro não tem a intenção de sozinha eliminar a fome, reduzir a pobreza, proteger o meio ambiente e estimular o desenvolvimento econômico no mundo, embora tenha sim a pretensão de plantar “sementes” nas mentes dos leitores. Sementes, que ao germinarem promovam a percepção da importância da sanidade vegetal para a humanidade e com isso, permitir que muitos adotem as condutas necessárias para a proteção da sanidade vegetal. Esta obra visa contribuir com o debate sobre a sanidade vegetal e sua relação com a produção sustentável de alimentos, com a biodiversidade, o meio ambiente e com a saúde de todos.
Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500