A convite da Epagri – Unidade de Concórdia – profissionais da Cidasc palestraram no Curso Organização Gestão e Protagonismo para Jovens Rurais, realizado no Centro de Treinamento Engenheiro Agrônomo Anselmo Antônio Hess – Concórdia – Cetredia. A programação do evento contemplou diversos temas relacionados à defesa agropecuária, compondo as celebrações do Mês da Saúde Animal e Vegetal, criado para conscientizar a população sobre questões sanitárias que envolvem a produção agropecuária e a promoção da saúde única.
As médicas-veterinárias Gisele Bertol Rosa e Patrícia dos Santos Coutinho, do Departamento de Inspeção Estadual de Concórdia, apresentaram as atividades desenvolvidas pela Cidasc em inspeção de produtos de origem animal. Elas destacaram algumas doenças que são transmitidas pelos alimentos, como teníase, brucelose, tuberculose, salmonelose e listerose, e suas formas de prevenção. Para produzir e comercializar produtos de origem animal seguros ao consumo, o produtor rural deve utilizar matéria prima de origem e condição sanitária conhecida, observar boas práticas de fabricação e registrar sua agroindústria em serviço de inspeção sanitária.
As ações de defesa sanitária animal e sua importância para preservar a saúde pública foram tema da palestra da médica-veterinária Fernanda Zordan, da Unidade Veterinária Local de Concórdia. Sua apresentação destacou os programas sanitários voltados para diferentes espécies animais que são desenvolvidos pela Cidasc. Um exemplo é o Programa Nacional de Erradicação da Brucelose e da Tuberculose Bovinas (PNCEBT). Estas duas doenças são zoonoses e os rebanhos de Santa Catarina têm taxas de incidência baixas se comparada com outros estados.
A influenza aviária também foi pauta, pois estamos em estado de alerta contra esta doença, cujo vírus está circulando entre aves silvestres.Fernanda explicou ao público, composto por jovens da área rural, como prevenir e quais são os sinais clínicos da influenza aviária, lembrando que todos os casos suspeitos devem ser notificados o quanto antes.
O evento teve ainda palestra do engenheiro-agrônomo Daniel Voltei Nogueira Canabarro, que atua no Departamento Regional de Concórdia na área de Defesa Sanitária Vegetal. Sua fala enfatizou a Certificação Sanitária e as medidas para controle do greening (ou HLB), uma praga que afeta os citros, provocando perda de produção em quantidade e qualidade dos frutos.
Maio foi instituído como mês alusivo à Saúde Animal e Vegetal pela Lei Estadual nº 18.484, dedicado às ações de promoção da saúde dos animais de produção em Santa Catarina, com ênfase na conscientização sobre as doenças de notificação obrigatória, bem como na educação sanitária agropecuária.
Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom