A Associação dos Produtores de Sementes e Mudas do Estado de Santa Catarina (Aprosesc), o Laboratório Oficial de Análise de Sementes da Udesc, a Cidasc, e a Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), realizam no início de junho o III Seminário de Sementes em Santa Catarina. O evento, nos dias 6 e 7 de junho, acontece no auditório Athos de Almeida Lopes, no campus da Unoesc em Campos Novos.

O III Seminário de Sementes em Santa Catarina tem como tema “Sementes forrageiras na integração lavoura-pecuária: desafios e perspectivas” e tem como objetivo promover discussões sobre demandas, dificuldades e avanços relacionados à produção de sementes forrageiras de qualidade para o desenvolvimento agropecuário.

Serão debatidos temas como os desafios e perspectivas da produção e comercialização de sementes forrageiras em Santa Catarina, os aspectos relacionados à produção e uso de sementes forrageiras na integração lavoura-pecuária e seus benefícios para a cadeia produtiva animal (carne e leite),  os benefícios do uso de mix de sementes forrageiras para a cultura da soja e outras cadeias produtivas, e os aspectos legais para a qualidade de sementes forrageiras.

A qualidade de sementes é crucial tanto para a melhoria e garantia da produtividade agrícola quanto para a manutenção da diversidade genética na agricultura. Por isso, a Cidasc atua no controle externo da qualidade das sementes, contribuindo para garantir um material reprodutivo que atenda às expectativas de produção.

“As forragens são fundamentais para a produção de carne a pasto e para a produção de grãos, fornecem alimento para os animais e nutrientes para as culturas sucessivas de grãos, por  isso é importante a oferta de sementes de qualidade aos nossos produtores”, diz o  engenheiro agrônomo da Cidasc Diego Gindri, que será o moderador de uma mesa redonda no evento.

Público alvo: Profissionais que atuam na área de sementes, entidades públicas, fiscais agropecuários, professores, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, produtores, empresários, assistência técnica de empresas, responsáveis técnicos, analistas de sementes.

Para se inscrever, os interessados podem acessar a página https://lasudesc.com.br/3seminariosementessc. O prazo é até 30 de maio e o valor da inscrição é de R$100,00 para profissionais e R$ 50,00 para estudantes.  Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail sementes.cav@udesc.br ou pelo telefone (49) 3289-9346.

O que significa qualidade de sementes:

O conceito de qualidade de sementes se refere ao conjunto dos atributos físico, fisiológico, sanitário e genético. Cada um destes atributos, de maneira isolada ou associados, contribuem para determinar a qualidade de sementes.

Uma semente com qualidade genética é aquela com pureza varietal, em que as sementes ao germinarem darão origem a plantas com as características selecionadas no desenvolvimento da cultivar, como produtividade, tolerância à seca, resistência a doenças e pragas. Já uma semente com qualidade fisiológica é aquela com alta germinação e vigor.

Uma semente com qualidade física é aquela em que na embalagem estão apenas as sementes da espécie e cultivar desejada, sem ou com baixíssima quantidade de impurezas e sementes diferentes das desejadas. Por último e não menos importante está a qualidade sanitária das sementes. A semente não deve veicular micro-organismos, capazes de afetar negativamente a emergência e o vigor das plântulas e ser inóculo primário para o desenvolvimento de epidemias e consequente redução no rendimento da lavoura.

Denise De Rocchi