Foto: Departamento Regional de Tubarão/Cidasc

O médico veterinário da Cidasc Agnaldo da Silva Serafim tem promovido encontros com os alunos da Escola Bernardo Schmitz, do município de Sangão, abordando questões de sanitárias essenciais à saúde pública e bem estar. A ação de educação sanitária deve abranger 200 alunos.

O objetivo é proporcionar conhecimentos e influenciar no comportamento correto dos estudantes e de seus familiares no que diz respeito à saúde animal, vegetal, ambiental e segurança alimentar. Sangão é um município que tem na agropecuária uma das principais atividades, de modo que a sanidade tem reflexos na saúde da população e na economia local. 

A parceria entre a Cidasc e a Secretaria Municipal de Educação está permitindo desenvolver junto aos alunos aulas sobre o controle e a prevenção da raiva, doença que pode afetar humanos, animais domésticos e animais de produção. A Cidasc realiza o monitoramento e controle populacional de morcegos hematófagos (que se alimentam de sangue) da espécie Desmodus rotundus, que podem ser vetores do vírus da raiva em zonas rurais e orienta os produtores sobre medidas de prevenção. 

Estas informações sobre sinais clínicos da doença e sobre vacinação dos animais estão sendo compartilhadas com os estudantes. Vacinar animais de estimação e rebanhos anualmente é a principal forma de prevenção, reduzindo o risco de transmissão para humanos. O médico veterinário enfatizou aos estudantes que a raiva não tem cura e por isso as medidas preventivas nas propriedades rurais e nas zonas urbanas são tão importantes. Deve-se sempre evitar o contato com cães e gatos sem dono e não tocá-los quando estiverem se alimentando, com crias ou mesmo dormindo, para não ser mordido. 

Para o gestor regional da Cidasc, Henrique da Silva Correa, é de suma importância que o educador estimule seus alunos a criarem hábitos e conhecimentos em educação sanitária com relação à saúde animal, vegetal, ambiental e à segurança de alimentos. O Departamento Regional de Tubarão busca despertar o interesse de escolas como a Bernardo Schmitz, de Sangão, para serem parceiras do projeto Sanitarista Junior, que aborda estas questões de forma sistemática em mais de uma centena de escolas parceiras no Estado. 

A principal função da educação sanitária e ambiental é a formação de cidadãos conscientes, preparados para a tomada de decisões, com comprometimento com a vida, o bem-estar de cada um e da sociedade, local e globalmente. 

Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500