foto: Departamento Regional de Lages/Cidasc

A Câmara de Vereadores de Lages apresentou uma moção de congratulações e aplauso à Cidasc no dia 7 de maio, por ocasião dos 10 anos do reconhecimento do Brasil como área livre de Cydia pomonella. A companhia foi representada no momento solene pelo gestor do Departamento Regional de Lages, Diego  Medeiros Gindri. 

A Cydia pomonella, ou traça da maçã, é uma praga que atinge as pomáceas (maçãs, peras, marmelos). é uma mariposa de origem asiática que, na fase de larva, perfura as frutas para se alimentar, chegando até as sementes. Esta perfuração permite ainda que o fruto seja contaminado por outros organismos, prejudicando a qualidade e trazendo perdas ao fruticultor. 

foto: Departamento Regional de Lages/Cidasc

Quando este inseto foi identificado em Santa Catarina, em 1993, a Cidasc liderou o trabalho de monitoramento e controle, que envolveu também outros órgãos públicos, setor produtivo e sociedade. Esta espécie de mariposa foi encontrada na zona urbana de Lages e houve campanha de sensibilização da comunidade para a implementação das medidas sanitárias necessárias para controlar a praga, como a substituição de árvores suscetíveis. 

A moção apresentada pela Câmara de Vereadores de Lages reconhece vinte e cinco anos de trabalho em sanidade vegetal. Ser área livre da Cydia pomonella foi muito benéfico para Santa Catarina: uma das principais zonas produtoras do Estado e do país é São Joaquim, município vizinho a Lages. 

Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500