Um clima de alegria e entusiasmo marcou o início das aulas do Projeto Sanitarista Junior, da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), nas escolas da rede municipal de ensino, no município de Concórdia. Em 2024, três escolas municipais recebem o projeto Sanitarista Junior, que será desenvolvido durante as aulas com conteúdos de educação sanitária, aplicados de forma transversal e interdisciplinar no currículo escolar.
Compreendida como atividade estratégica e instrumento da defesa agropecuária, a educação sanitária em defesa agropecuária visa garantir o comprometimento dos integrantes da cadeia produtiva agropecuária e da sociedade em geral no cumprimento dos seus objetivos.
As escolas, localizadas no Interior do município, fazem parte do público-alvo e, além de estarem em áreas rurais, fator preponderante para que a educação sanitária possa alcançar os filhos dos produtores rurais e pessoas ligadas às atividades da agropecuária.
Escolas contempladas pelo Programa Sanitarista Junior no Município de Concórdia:
– 7º Ano, turno matutino – Escola Básica Municipal Frei Cipriano Chardon, representada pela Senhora Vânia Bernardi, diretora da Escola; pela orientadora de informática, Roseli Fernanda Rodrigues da Silva; pelo professor Gelson, da disciplina de Português; pela professora Cristiane Thome Cavalli, da disciplina de Geografia, pela professora Roselei Datsch, da disciplina de Artes e pela professora Keili Stein Bordin, da disciplina de Ciências.
– 5º Ano, turno matutino – Escola Básica Municipal Irmão Miguel, representada pela Senhora Perla Fiorentim, diretora da Escola; pela orientadora educacional, Rosmari Bassanese; pela secretária escolar, Karen Balzan e pela professora responsável pela turma do quinto ano, Nádia Maria Cesco Erzen, contemplada pelo Projeto Sanitarista Junior 2024.
– 5º Ano, turno matutino – Grupo Escolar Municipal Professora Nelly Muller de Lima LTDA, representada pela diretora da instituição Franciele Zuanazzi; pela especialista em educação, Saionara Aparecida Cardoso; pela secretária escolar Girlei Diva Del Posso Holzmann e pelo professor do quinto ano, Gregori Isaías Tombini.
De acordo com a médica veterinária Fernanda Zordan, as atividades do Projeto foram iniciadas no dia 26 de março, onde houve a implantação e a aula inaugural. Alunos e professores puderam conhecer a didática do projeto que busca promover a mudança de atitudes e comportamentos frente aos problemas sanitários e ambientais do setor agropecuário. A educação sanitária em defesa agropecuária é o processo ativo e contínuo de utilização de meios, métodos e técnicas capazes de educar e desenvolver consciência crítica nas crianças que participam do projeto e na comunidade escolar como um todo.
“Por meio de articulações com escolas e educadores, as crianças, por meio das vivências do projeto, tornam-se multiplicadoras das ações de defesa e passam a contar com a Cidasc como parceira nas melhorias da produção e qualidade de vida no campo, cuja meta é a prevenção da ocorrência de doenças de origem animal ou vegetal, que possam comprometer a agropecuária, e com isso preservar a saúde pública”, explica Fernanda Zordan, médica veterinária de Concórdia.
O tema escolhido para o primeiro dia de aula fez com que os alunos conhecessem as atividades realizadas pela Cidasc e a importância delas na preservação da saúde da população, através do consumo dos produtos de origem animal e vegetal, produzidos de forma segura para o consumo.
O engenheiro-agrônomo da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), do Departamento Regional de Concórdia, Daniel Canabarro, ministrou aula do Projeto Sanitarista Junior, para os alunos do 5º ano do Grupo Escolar Municipal Professora Nelly Muller de Lima LTDA, localizada no interior do município de Concórdia, com o tema: “Os conceitos de Agricultura Orgânica e suas diferenças para a Agricultura Convencional”.
Reconhecimento – Identificar e reconhecer os talentos na sala de aula foi o objetivo da primeira aula. A médica veterinária Fernanda Zordan aplicou um teste com dez questões, que tem por finalidade avaliar o grau de conhecimento que os alunos e professores envolvidos têm em relação aos assuntos que serão abordados ao longo do ano.
Após a aplicação do teste, com perguntas e respostas de múltipla escolha, foi apresentada a mascote do Projeto, a “Abelhuda”, representada por uma Abelha, trazendo o significado de que, embora possamos trabalhar a sós, é em sociedade que compartilhamos informações e nos tornamos mais fortes e efetivos na elaboração das tarefas.
“É importante salientar que as abelhas sempre trabalham em sociedade, polinizando as flores, assegurando a produção e a colheita de grãos e frutos, além de nos presentear com o doce e saudável mel”, pontua Fernanda Zordan.
A primeira aula foi reforçada com uma palestra sobre o “Dia Mundial da Água”, celebrado no dia 22 de março, com destaque para a importância da água e da preservação do meio ambiente. Após a palestra, os alunos e professores receberam o material didático do projeto produzido pela Cidasc.
Fotos: Departamento Regional de Concórdia
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