Diretora Administrativa e Financeira da Cidasc, Vanessa Souza Adami do Espírito Santo; Secretário de Estado da Agricultura e Pecuária (SAR), Valdir Colatto; e presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Dirceu Leite. Foto: Ascom/Cidasc.

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) marcou presença no jantar integrativo realizado pela Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc), no dia 29 de abril, em Florianópolis. O evento reuniu autoridades, dirigentes das cooperativas catarinenses e 249 associados.

Diretora Administrativa e Financeira da Cidasc, Vanessa Souza Adami do Espírito Santo; presidente da Ocesc, Luiz Vicente Suzin; e presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Dirceu Leite. Foto: Ascom/Cidasc.

A diretora Administrativa e Financeira da Cidasc, Vanessa Souza Adami do Espírito Santo, representou a companhia nesse importante encontro. Autoridades destacadas como o Secretário de Estado da Agricultura e Pecuária (SAR), Valdir Colatto, e o presidente da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), Dirceu Leite, também estiveram presentes, reforçando a relevância do evento.

O evento proporcionou uma oportunidade única para discutir o desempenho e os desafios do setor agropecuário catarinense. De acordo com dados apresentados durante o encontro, o ramo agropecuário continua a ser o mais expressivo economicamente, representando 64% do movimento de todo o sistema cooperativista catarinense.

No último ano, as 49 cooperativas agropecuárias registraram um aumento significativo no número de cooperados, atingindo a marca de 83.850 associados, o que representa um aumento de 2,7%. Além disso, o setor foi responsável pela geração de 4.771 novos empregos, elevando o total de postos de trabalho sustentados pelas cooperativas para 60.827, um aumento de 8,5%.

Apesar dos desafios enfrentados, como a queda de preços no mercado mundial e o desempenho aquém do esperado no mercado interno, as cooperativas catarinenses continuam a demonstrar resiliência. Embora a receita operacional total das cooperativas tenha recuado 3%, totalizando R$ 54,7 bilhões, a previsão otimista da Ocesc aponta para um crescimento de 15% em 2024, atingindo R$ 62,9 bilhões.

Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500