Foto: Ascom/Cidasc.

Nesta sexta-feira, 26 de abril, a presidente da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), Celles Regina de Matos, e a professora doutora Francisca Neide Costa, coordenadora do mestrado e doutorado da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), reuniram-se para explorar uma colaboração inovadora.

Em foco estava a possibilidade de desenvolver um curso para médicos veterinários e engenheiros-agrônomos da Cidasc, em Santa Catarina: a Pós-Graduação Profissional em Defesa Sanitária. Esta iniciativa surge em resposta à crescente demanda por especialização na área, considerando que atualmente apenas um curso profissional em Defesa Sanitária de mestrado e doutorado existe no Brasil, sediado no Maranhão.

O curso ofertado pela Uema possui como principal foco a Defesa Sanitária Animal, abordando uma ampla gama de áreas de pesquisa essenciais, tais como:

• Educação e Defesa Sanitária Animal;
  • Higiene, Tecnologia e Inspeção de Produtos e Subprodutos de Origem Animal.

No Maranhão, o mestrado profissional destina-se a médicos veterinários, que atuam nas áreas de defesa sanitária animal, inspeção, higiene e tecnologia de produtos de origem animal, controle e qualidade de alimentos, ou campos relacionados. Já o doutorado profissional para médicos veterinários com mestrado em qualquer área da medicina veterinária.

A potencial colaboração entre a Cidasc e a Uema promete oferecer uma oportunidade única para profissionais do Serviço Veterinário Oficial de Santa Catarina aprimorarem seus conhecimentos e habilidades, contribuindo assim para a melhoria contínua do serviço de defesa sanitária animal e vegetal, segurança e qualidade dos produtos no estado.

Alessandra Carvalho
Ouvidoria: 0800 644 8500