A participação da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) foi um dos pontos de destaque no Workshop Internacional – Sanidade Animal com foco em Tuberculose e Brucelose, realizado nos dias 10 e 11 de abril, no Auditório Leendert de Geus, da Frísia Cooperativa Agroindustrial, em Carambeí, Paraná. O evento, organizado pela Associação Paranaense de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (APCBRH), pela Idexx, pela Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) e pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), reuniu especialistas nacionais e internacionais, médicos veterinários do serviço oficial, habilitados no Programa Nacional de Erradicação da Brucelose e Tuberculose (PNCEBT), autônomos, produtores e técnicos, para aprofundar o conhecimento sobre as doenças e as práticas mais eficazes no combate à Tuberculose e Brucelose utilizadas no Brasil e no exterior, doenças que representam um desafio constante para a pecuária nacional, além de serem zoonoses.
Representando a Cidasc, o médico veterinário Fabrício Bernardi, coordenador Estadual do Programa Estadual de Erradicação da Brucelose e Tuberculose, levou a experiência de Santa Catarina para o Workshop. A participação do profissional da companhia foi fundamental para o debate sobre as ações de vigilância e saneamento que têm sido implementadas no rebanho catarinense visando a erradicação dessas enfermidades no Estado.
De acordo com o médico veterinário, Fabrício Berardi, durante o evento, foram discutidas diversas técnicas diagnósticas utilizadas internacionalmente, incluindo uma atualização sobre epidemiologia, etiologia, patogenia, imunologia e fatores que podem influenciar nos resultados dos diagnósticos. Além disso, foram abordadas mudanças de manejo e estratégias para mitigar os riscos e eliminar as fontes de infecção, com foco em programas nacionais e estaduais de controle.
A participação ativa da Cidasc, representada por Fabrício Bernardi, destacou-se como um exemplo de colaboração e comprometimento na busca por soluções eficazes para garantir a saúde e a segurança dos rebanhos brasileiros. “Evento como esse reforça a importância da cooperação entre a iniciativa pública e privada na luta contra doenças que impactam diretamente a produção agropecuária do país”, destaca Bernardi.
+Idexx
Empresa americana que desenvolve diagnóstico para melhorar a saúde e o bem-estar de animais de estimação, pessoas e rebanhos. Presente em mais de 175 países, participou de programas de erradicação de enfermidades em diferentes países, sendo líder mundial neste segmento de mercado e dedicada em desenvolver testes de diagnósticos para diferentes enfermidades e outros parâmetros fisiológicos.
Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500