O controle externo de qualidade de sementes desempenha um papel crucial na garantia da qualidade e na confiabilidade das sementes utilizadas na agricultura. Assim, essa vigilância, realizada pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), através do Departamento Estadual de Defesa Sanitária Vegetal (Dedev) da companhia desempenha um papel fundamental na proteção dos interesses dos agricultores, na promoção da produtividade agrícola e na garantia da segurança alimentar, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do setor agrícola catarinense.
Neste sentido, preocupada com a capacitação constante de seus colaboradores, a Cidasc promoveu um treinamento, no dia 15 de abril, no município de Xanxerê, ministrado pelo engenheiro-agrônomo da Cidasc e doutor em Ciência e Tecnologia de Sementes, Ricardo Miotto Ternus. O evento teve como foco a atualização contínua dos engenheiros-agrônomos da Cidasc, quanto aos procedimentos de coleta de amostras oficiais de sementes, além de promover atualização sobre os procedimentos de amostragem estabelecidos nas Regras para Análise de Sementes (RAS) do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), garantindo a conformidade, uniformidade e padronização das amostras coletadas para posterior análise.
Entre os participantes do treinamento estavam os engenheiros-agrônomos da Cidasc: João Luiz Goulart Nunes, Diogo Antonio Deoti, Jader Alfredo Deobald, Gunther Halmann, Daniel Volnei Nogueira Canabarro, Fabio Cristiano Trevizol, Marcolina Duarte e Eduardo José Pedroso Pritsch.
O engenheiro-agrônomo Ricardo Miotto Ternus conduziu o treinamento abordando técnicas atualizadas com vistas ao aprimoramento das boas práticas na coleta de amostras de sementes. Sua explanação contribuiu para o aprimoramento dos participantes, preparando-os para realizar suas funções com eficiência e precisão. “A semente é um dos principais insumos para a formação de uma lavoura, porém, para serem adequadamente comercializadas, estas devem atender a um padrão mínimo de qualidade previsto em Lei”, explica Miotto.
Além do treinamento na cidade de Xanxerê, a capacitação foi realizada também nos municípios de Campos Novos e Mafra. De acordo com o Departamento Estadual de Defesa Sanitária Vegetal da Cidasc, a agenda ainda contempla o município de Rio do Sul, que deverá receber os profissionais na próxima semana.
A Cidasc controla a qualidade das sementes e mudas através da fiscalização dos estabelecimentos comerciais de acordo com a legislação federal e estadual. Confira os Estabelecimentos Comerciais de Sementes e Mudas em Santa Catarina cadastrados na companhia.
Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500