Uma equipe composta por profissionais da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) realizou visitas técnicas, entre os dias 08 a 12 de abril, nos Departamentos Regionais de Canoinhas e Mafra. A ação contou com a participação do técnico agrícola e gestor da Divisão de Classificação Vegetal (Dicla) da Cidasc, Thiago Borghezan; da gestora do Departamento Regional de Canoinhas e engenheira-agrônoma, Maritza Martins Mansani; do engenheiro-agrônomo, Felipe Augusto Müller Pazda; do técnico agrícola, William Raphael Lorenzetti; do gestor do Departamento Regional de Mafra, Fabiano Franco dos Santos; e da técnica agrícola, Flora Liz de Souza.
Conforme o técnico agrícola e gestor da Divisão de Classificação Vegetal (Dicla) da Cidasc, Thiago Borghezan, foram visitadas empresas do ramo de bebidas, para conhecer os processos de produção, já que a companhia planeja desenvolver a atividade, junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). “Além de realizar a visita técnica nas empresas de bebidas, focamos na prospecção de empresas do setor de vegetais interessadas em participar do programa Selo de Conformidade Cidasc (SCC). Nesta ocasião, o estudo de validação analisou as empresas que beneficiam a erva-mate na região do Planalto Norte catarinense”, comentou Borghezan.
O programa SCC visa certificar empresas que atendam aos requisitos de qualidade e segurança estabelecidos pelo Cidasc, garantindo assim produtos de excelência ao consumidor final. A prospecção de empresas aptas é crucial para a expansão e fortalecimento do programa, promovendo o desenvolvimento sustentável do setor agrícola em Santa Catarina. “A inspeção de produtos de origem vegetal promove a qualidade dos vegetais no Estado e possibilita a ampla concorrência de mercado”, complementa Borghezan.
+Selo de Conformidade Cidasc (SCC)
Desde a criação do Selo de Conformidade Cidasc (SCC) em 2015, várias empresas participaram do programa. Hoje há 16 agroindústrias certificadas com o Selo e 12 em processo de certificação. Podem aderir ao programa empresas de produção, beneficiamento, processamento e comercialização de produtos de origem vegetal destinados ao consumo humano. Grãos, farinhas, frutas, geleias e conservas são alguns exemplos de produtos elegíveis para o Selo de Conformidade Cidasc (SCC).
Os produtos certificados com o Selo de Conformidade Cidasc (SCC), se tornam um diferencial competitivo, que atesta para o consumidor que aquele fabricante segue padrões que resultam em um produto de qualidade, seguro para o consumo, e estão presentes no comércio em todo o país. Atualmente o SCC encontra-se difundido em 25 países pelo mundo, levando o compromisso da Cidasc com a saúde pública.
As empresas certificadas passam por auditorias periódicas, para mostrar que as boas práticas continuam sendo seguidas após a conquista do Selo. Você encontra mais detalhes sobre como é o processo de certificação neste link.
Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500