A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), por meio do Departamento Regional de Caçador, realizou, no dia 10 de abril, uma capacitação presencial na Câmara de Vereadores de Timbó Grande. O evento reuniu produtores rurais locais envolvidos na atividade apícola, oferecendo-lhes conhecimentos especializados.
Ministrada pelas médicas veterinárias Fernanda Monteiro do Nascimento, da Unidade Veterinária Local (UVL) de Santa Cecília, e Bianca Ximenes de Abreu, Coordenadora Regional do Sistema de Inspeção de Estadual (SIE) do Departamento Regional da Cidasc de Caçador, a capacitação abordou uma série de temas para aprimorar a prática apícola na região.
Entre os tópicos discutidos estão:
- Doenças de notificação obrigatória das abelhas;
- Importância da legalização das propriedades apícolas junto à Cidasc;
- Cadastro de rotas de mel;
- Inspeção de mel e derivados, com foco na obtenção do SIE para unidades de beneficiamento de produtos de abelhas;
- Portaria da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) n.º 795, de 10 de maio de 2023;
- Selo ARTE para mel.
A capacitação foi coordenada pelo responsável da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) do município de Timbó Grande, Ari Galeskic e contou com a participação de 19 pessoas, incluindo produtores, veterinários, representantes da Vigilância Sanitária Municipal e um técnico do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500