A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), por meio do Departamento Regional de Rio do Sul, participou da 27ª Expofeira Nacional da Cebola, realizada na cidade de Ituporanga. O evento, que ocorreu ao longo de quatro dias, de 4 a 7 de abril, atraiu uma estimativa de 80 a 90 mil visitantes.
O estande institucional da Cidasc, em parceria com outras empresas ligadas à Secretaria de Estado da Agricultura, proporcionou uma oportunidade valiosa para os profissionais da companhia interagirem com agricultores e membros da comunidade local. Durante o evento, os representantes da Cidasc compartilharam informações sobre os programas e ações executados pela empresa, além de fornecerem orientações vitais aos agricultores sobre uma variedade de temas relacionados à defesa agropecuária.
Entre os assuntos abordados estavam estratégias de prevenção e controle de doenças como Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) e Febre Aftosa, bem como práticas de higiene, bem estar animal e proteção dos plantéis. Os profissionais da Cidasc também discutiram aspectos importantes como o calendário de semeadura da soja, pragas que atacam a produção de cebola, o vazio sanitário e medidas de prevenção contra a raiva, entre outros tópicos relevantes para a comunidade agrícola local.
“A participação da Cidasc na Expofeira da Cebola é parte integrante do nosso compromisso contínuo em apoiar e fortalecer o setor agrícola em Santa Catarina”, afirmou André Coelho, gestor do Departamento Regional da Cidasc de Rio do Sul. “Estamos empenhados em fornecer informações atualizadas e serviços essenciais para garantir a saúde e a segurança dos nossos produtores rurais. Sabemos da importância de preservar o nosso patrimônio agropecuário”.
+Festa da Cebola
A Festa da Cebola, como é carinhosamente chamada, surgiu com a necessidade de divulgar a qualidade do produto no país e fomentar o comércio da cebola ao nível nacional. O primeiro evento aconteceu em 1981, nas dependências da Igreja Matriz e recebeu o nome de Exposição Catarinense de Cebola.
As segunda, terceira e quarta edição já aconteceram nas dependências de propriedade do município no centro de Ituporanga. O evento só foi crescendo e em 1984, por meio de um ato do Ministério da Agricultura e Abastecimento, a Expocace ganhou reconhecimento nacional e deu lugar para a Exposição Nacional da Cebola.
A primeira edição da Exponace foi em 1985 e o crescimento do evento marcou a construção do Parque da Cebola. O Parque conta hoje com uma área de 170.000 m². Além da Expofeira, o espaço é utilizado durante todo o ano para diversos eventos culturais e esportivos. O local conta com esta excelente infraestrutura da arena, demais pavilhões, área de acampamento, campo de futebol e outras construções.
Ao longo de 26 edições a Expofeira atraiu um público cada vez maior sempre priorizando o objetivo inicial de divulgar a qualidade da cebola e fomentar sua comercialização colocando os municípios da regional de Ituporanga como responsáveis pelo abastecimento de 25% da produção nacional de cebola. Além disso, aqui são apresentadas novas alternativas e tecnologia para a produção de cebola. A exposição proporciona também a integração dos 28 municípios que compõem a região do Alto Vale do Itajaí, com uma população estimada de 320 mil habitantes e atrai visitantes de todo o Brasil e países do Mercosul.
Na edição da 27ª Expofeira contou com público recorde onde teve diversas atrações nacionais, regionais, seminários, exposição de produtos e animais, cavalgadas, gastronomia típica à base de cebola e muitas outras atrações.
Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500