Foto: Departamento Regional da Cidasc de Joaçaba.

A gestora do Departamento Regional da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) de Joaçaba, e coordenadora regional de inspeção de Produtos de Origem Animal, da companhia de Joaçaba e Campos Novos, Daiana Uliana, recebeu, no dia 22 de março, representantes da comunidade quilombola Invernada dos Negros. O grupo buscou atendimento para obter orientações sobre o Serviço de Inspeção Estadual (SIE) ou de obtenção de Selo ARTE, para a implantação de uma unidade de beneficiamento de produtos de abelhas, denominada pela associação como Casa de Extração do Projeto Apicultura.

As unidades de beneficiamento de produtos de abelhas consistem em estabelecimentos destinados a receber, classificar, beneficiar, industrializar, acondicionar, rotular, armazenar e expedir produtos e matérias-primas de abelhas e derivados.

A comunidade Invernada dos Negros, estabelecida na localidade de Corredeira e Manoel Candido, entre os municípios de Campos Novos e Abdon Batista em Santa Catarina, foi certificada como remanescente de quilombo pela Fundação Cultural Palmares em 2004. Foi a primeira comunidade a receber essa certificação no Estado, sendo reconhecida pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em 2008. Assim, organizou-se a Associação dos Produtores Rurais Quilombolas Invernadas dos Negros, que atualmente busca expandir sua atuação com os produtos de abelhas.

Colaboração: Juliana de Moura Souza, auxiliar administrativo da Cidasc de Joaçaba.

Alessandra Carvalho
Ouvidoria: 0800 644 8500