Foto: Departamento Regional da Cidasc de Chapecó.

Em antecipação ao período crucial de plantio de cereais de inverno, especialistas da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), do Departamento Regional de Chapecó, e da Cooperativa Regional Auriverde se reuniram para discutir a qualidade das sementes de inverno durante a Exposição Agroindustrial e Comercial de São Carlos (Expainco), que encerrou no domingo (17/07), no município de São Carlos.

Este ano, a atenção é particularmente alta devido às dificuldades enfrentadas na produção das sementes de inverno. Enquanto os profissionais da Cooperativa realizam coletas em todos os lotes e enviam amostras para análise antes da liberação para a comercialização, a Cidasc assume o papel de acompanhamento e fiscalização para garantir a qualidade das sementes.

Jader Deobald, engenheiro-agrônomo da Cidasc, destacou a importância dos estabelecimentos terem sementes certificadas, da realização de amostras oficiais de sementes, da fiscalização do comércio informal, da saca branca e da conservação das sementes. Ele também aproveitou a oportunidade para abordar o cadastramento das lavouras da soja safrinha e a importância de os produtores cumprirem com o vazio sanitário da soja.

Por sua vez, a engenheira-agrônoma Cristina Pimmel, responsável técnica da Auriverde, ressaltou a responsabilidade do produtor em adquirir somente sementes fiscalizadas, enfatizando o papel crucial da garantia de qualidade na produção agrícola.

Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500