Foto: Departamento Regional de Chapecó/Cidasc

Na sexta-feira, 8 de março, a escola de educação básica Druziana Sartori realizou a aula inaugural do projeto Sanitarista Junior, desenvolvido pela Cidasc desde 2015. A escola já é parceira do projeto de educação sanitária há seis anos e neste ano letivo terá 65 alunos atendidos.  

O médico veterinário Pedro Roberto Silva Flores, do Departamento Regional de Chapecó da Cidasc, foi o instrutor. Ele aplicou um pré-teste com a turma, para avaliar os conhecimentos prévios dos alunos com os temas relacionados à defesa agropecuária, uma informação valiosa para conduzir as atividades no restante do período letivo. 

No primeiro dia, os estudantes trabalharam o primeiro capítulo do livro texto do projeto, no qual é apresentado um panorama geral dos serviços que a Cidasc presta: defesa sanitária animal, defesa sanitária vegetal e inspeção sanitária de produtos de origem animal. Estas ações são importantes para a produção agropecuária, prevenindo e controlando doenças e pragas que possam impactar a agricultura e a criação de animais, e também para o fortalecimento das agroindústrias e para a promoção da saúde pública. 

Algumas das doenças que atingem animais de produção são zoonoses, que podem afetar também seres humanos. No Sanitarista Junior, os alunos aprendem noções básicas sobre a prevenção de algumas destas doenças e entendem a importância de adquirir produtos de origem animal com selo de inspeção sanitária.

Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom