O controle populacional de animais asselvajados foi o tema de palestra realizada pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) de Caçador, atendendo a um pedido da Associação Caçadorense de Caça e Tiro, no dia 05 de março, no auditório da Associação Empresarial de Caçador (Acic). O médico veterinário e gestor do Departamento Regional de Caçador, Luís Felipe Sperry Bratti, e o médico veterinário da Cidasc, Felipe Volpato, foram os responsáveis em passar as informações.
O encontro destacou a relevância do agronegócio na economia catarinense, ressaltou as conquistas em certificações sanitárias que fortalecem a qualidade dos produtos agropecuários da região. Além disso, foram discutidas as principais doenças de caráter zoonótico e aquelas que têm um impacto econômico significativo, transmitidas por esses animais.
Durante o evento, os médicos veterinários da Cidasc realizaram uma explanação detalhada sobre a Portaria SAR 37/2021, especialmente no que se refere ao transporte das carcaças de javalis. Destacou-se a importância da coleta de amostras de sangue para vigilância sorológica dos animais abatidos, conforme as regulamentações estabelecidas.
O 3º Sargento Osmar José Sonego, do 2º Grupamento de Polícia Militar Ambiental, enriqueceu a discussão ao abordar aspectos legais relacionados ao controle populacional de asselvajados, bem como informar sobre as atualizações do novo decreto federal das armas.
A reunião contou com a presença ainda do médico veterinário da Unidade Veterinária Local (UVL) da Cidasc de Rio das Antas, Rafael Zardo e o técnico agrícola, Alberto Ricardo Stefeni.
Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500