Foto: Ascom/Cidasc.

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), através do Departamento Regional de Chapecó, participa do 25º Itaipu Rural Show, em Pinhalzinho, que acontece de 14 a 17 de fevereiro. O diretor de Desenvolvimento Institucional da Cidasc, Marcos Roberto Pacheco, representou a presidente, Celles Regina de Matos, durante a abertura do evento, nesta quarta-feira, 14 de fevereiro. O Itaipu Rural Show é uma exposição segmentada no agronegócio. São mais de 20 hectares de área própria e mais de 50 mil visitantes por edição. 

Foto: Ascom/Cidasc.

A Cidasc está Itaipu Rural Show, com um estande institucional, onde os profissionais da companhia repassam orientações sobre os programas e ações executadas pela empresa pública, e trabalha o tema “O caminho da comida” e os produtos de origem animal inspecionados pela Cidasc, com Selo ARTE, Selo de Inspeção Estadual (SIE) e Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA), além de orientações sobre a raiva. Já em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), empresa vinculada à Secretaria Estado da Agricultura e Pecuária (SAR), possui outro estande onde orienta os visitantes sobre Educação Sanitária Vegetal, sobre o vazio sanitário da soja, e sobre a cigarrinha-do-milho e cuidados sanitários com as lavouras. Durante a feira, os visitantes têm a chance de esclarecer dúvidas, obter orientações e aprender mais sobre os programas que visam fortalecer a agricultura catarinense e têm a oportunidade de fazer o cadastro de produção de soja. 

Foto: Ascom/Cidasc.

“A presença da Cidasc neste evento, realizado pela cooperativa Regional Itaipu, reforça o compromisso da companhia em promover o desenvolvimento agrícola sustentável, impulsionando a economia e beneficiando a comunidade. Esses encontros representam uma oportunidade única de estabelecer um diálogo mais próximo, otimizar a troca de experiências e informações, e criar conexões reais. Estar aqui é podermos constatar a pujança da cooperativa Itaipu na região, e tenho a convicção de que esta será a maior feira dos últimos tempos. Que esta feira seja um marco na promoção do conhecimento e no fortalecimento de parcerias duradouras”, comenta o diretor de Desenvolvimento Institucional da Cidasc, Marcos Roberto Pacheco.

Foto: Ascom/Cidasc.

+O vazio sanitário é o período contínuo, de no mínimo 90 dias, em que, segundo o Programa Nacional de Controle da Ferrugem Asiática da Soja, do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), não pode plantar e nem manter vivas plantas de soja em qualquer fase de desenvolvimento na área determinada. Essa medida fitossanitária é uma das mais importantes para o controle da ferrugem asiática da soja, causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi, cujos danos vão desde o amarelecimento das folhas até o desfolhamento das plantas, prejudicando severamente o desenvolvimento e enchimento dos grãos, resultando em perdas de produtividade e elevação de custos para o controle da doença. Sem a planta hospedeira para sobreviver e se multiplicar durante o período de vazio sanitário, a presença de esporos do fungo no início da safra seguinte é reduzida, adiando o surgimento dos primeiros focos de ferrugem asiática e, desta forma, a expectativa é que os produtores também possam adiar o início dos tratamentos, reduzindo assim o número de aplicações com fungicidas para o controle desta praga nos meses posteriores. 

+A cigarrinha-do-milho é um inseto-vetor, que transmite microrganismos que causam doenças como enfezamento-pálido, enfezamento-vermelho e virose-da-risca.  Nem todas as cigarrinhas são transmissoras, mas ainda assim a atenção e cuidado são necessárias. As doenças causam diversos estragos na lavoura do milho, comprometendo seriamente a produção de grãos e podendo resultar em grandes prejuízos para o produtor.

+Itaipu Rural Show, em Pinhalzinho
O evento é realizado durante quatro dias do mês de fevereiro em cada ano e conta com aproximadamente 300 empresas expositoras de tendências e conhecimento do agronegócio para o empresário rural. A exposição é considerada um show de tecnologias e boas práticas de campo, trazendo informações que promovem maior eficiência na atividade do agronegócio na região sul do país.

Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500