A presidente da Cidasc, Celles Regina de Matos recebeu, nesta quinta-feira (08/02), o proprietário da empresa Calemba Alimentos, de Santo Amaro da Imperatriz, Evandro Justino da Silva; o diretor da empresa, Joel Ricardo dos Santos; a responsável técnica, Betiana de Souza Zabot; e o engenheiro industrial, Bruno Sousa Silveira. A equipe apresentou a nova planta proposta para o processamento de carnes e seus derivados, bem como o novo material gráfico de divulgação da empresa Calemba Alimentos.
O Departamento Estadual de Inspeção de Produtos Origem Animal (Deinp), da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), estava representado pela gestora estadual e médica veterinária Alexandra Reali Olmos. De acordo com Alexandra Reali Olmos, o processo de ampliação de plantas do Serviço de Inspeção Estadual e do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA) é regido pelo Procedimento Operacional Padrão (POP) da Cidasc, SIE n.º 004, onde o projeto é avaliado pelo médico veterinário do Serviço de Inspeção da companhia.
Evandro Justino da Silva enfatiza que em termos de planta frigorífica o perfil do Calemba é diferente, já que “a planta proposta traz inovações tecnológicas, além da preocupação ambiental de sustentabilidade e área de lazer e descanso para os seus colaboradores”, comenta Evandro. O projeto foi desenvolvido com a finalidade de otimizar processos de produção, fluxo logístico e atender premissas de cultura Environmental, Social and Corporate Governance (ESC), que significa Governança Ambiental, Social e Corporativa, além de manter a tradição e o sabor artesanal da indústria familiar.
A ampliação de mercado da empresa sob o registro no SIE, n.º 025, inaugurada em 2001, e após a adesão ao Sisbi, em junho de 2021, a Calemba Alimentos iniciou a expansão de mercados, e foi necessário buscar alternativas para atender a demanda do mercado consumidor.
Alexandra Reali Olmos explica que a conquista de novos mercados, após a adesão ao Sisbi, é um dos resultados esperados pelas agroindústrias. “Esse avanço é importante e estratégico, porque o mercado nacional carece de produtos”, comenta.
“Tenho certeza que com a ampliação da nova planta frigorífica da Calemba Alimentos ligada ao segmento alimentício de embutidos e defumados, promoverá grande desenvolvimento econômico em toda a região de Santo Amaro da Imperatriz, principalmente na questão de empregos diretos e indiretos”, pontua Alexandra.
+Sisbi-POA
O Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal – Sisbi-POA tem como objetivo padronizar e harmonizar os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal, visando garantir a inocuidade dos alimentos e a manutenção da saúde pública.
O sistema possibilita a equivalência dos serviços de inspeção dos Estados, Municípios e de consórcios públicos intermunicipais com o Serviço de Inspeção Federal (SIF). Esta equivalência dos serviços de inspeção promove a saúde pública, o combate à clandestinidade, a segurança e a qualidade dos alimentos de origem animal, bem como contribui para o fortalecimento e desenvolvimento do setor agropecuário catarinense.
Mais informações à imprensa:
Jaqueline Vanolli
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500