Foto: Divulgação/Cootan

A 20ª edição do Plantão Técnico, organizado pela Cooperativa Tangará (COOTAN), teve início nesta quarta-feira, 31 de janeiro e vai movimentar o município até o dia 2 de fevereiro. A programação oferece aos produtores palestras e demonstrações de maquinário, visando a inovação no agronegócio. 

A abertura do evento aconteceu nesta terça, 30 de janeiro. O presidente da cooperativa, Wanderlei Berté, recepcionou as autoridades. A presidente da Cidasc, Celles de Matos, participou da abertura representando a companhia. Ela apontou o papel das cooperativas e da resiliência do produtor catarinense no fortalecimento da agropecuária no Estado. 

“Santa Catarina é um estado diferenciado: com 1,12% do território nacional, somos gigantes em produção, em sanidade e em qualidade dos nossos produtos. Somos o maior exportador de suínos, o segundo maior de aves, o primeiro em produção e qualidade da maçã… Por isso todos querem nossos produtos, porque são saudáveis e não carregam doenças”, completa a presidente Celles. 

A presidente lembrou ainda que 30% do PIB do Estado é proveniente do agronegócio e que 

a Cootan é uma parceira do produtor para ele tenha acesso à tecnologia para produzir mais. 

Citou ainda o investimento feito pela Cidasc, com o apoio do governo estadual, em recursos humanos para aprimorar tanto os serviços técnicos quanto as atividades administrativas na região, fortalecendo os serviços prestados pela companhia à comunidade. 

A edição deste ano do Plantão Técnico Cootan deve contar com uma centena de expositores e o público visitante pode chegar a quatro mil pessoas, superando os três mil do ano passado. A Cidasc está presente no evento, apresentando seus programas sanitários no estande montado no local, junto com as demais empresas públicas ligadas à Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária. 

A promotora do evento, Cootan, foi fundada em 2003 e atua em diferentes segmentos ligados à agropecuária. O primeiro segmento é o de lojas agropecuárias, comercializando diversos insumos ao produtor. O segundo é o de máquinas agrícolas, sendo a Cootan concessionária de uma marca de tratores, e o terceiro é a unidade de cereais. A cooperativa se destaca ainda na genética animal.

A cooperativa tem onze unidades no Meio-Oeste de Santa Catarina e uma em Palmas, no Paraná. Atualmente tem mais de mil cooperados e cerca de dez mil produtores rurais atendidos nos últimos anos. 

Foto: Divulgação/Cootan

Um município com agropecuária diversificada

Tangará é município independente desde 1949, quando se emancipou de Rio Bonito. A população de pouco mais de oito mil habitantes é originária de caboclos, indígenas e imigrantes portugueses, italianos e alemães, que chegaram no início do século XX. Esta diversidade se reflete também na atividade rural. 

Tangará tem se destacado como grande produtor de uvas, com diversas propriedades se dedicando ao enoturismo. Ainda na fruticultura, cultivos de ameixa, maçã, nectarina e pêssego estão presentes. Os produtores também se dedicam à produção de fumo e grãos de milho, soja e trigo e à pecuária, com bovinos de corte e leite e com integração de suínos e aves. 

Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom