O sistema de Defesa Sanitária Vegetal (DSV), da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), é um trabalho estratégico e sistemático de monitoramento, vigilância, inspeção e fiscalização da produção, do comércio e do trânsito de vegetais ou produtos desta origem que possam ser veiculadores de pragas. Ele é benéfico para Santa Catarina, mantendo condições favoráveis para a produção de alimentos de qualidade para o consumidor e para o sucesso do produtor rural.
O Estado se destaca na fruticultura, com a erradicação de pragas que afetam a produção de maçã e de banana, abrindo mais possibilidades de comercialização no país e no exterior. O trabalho do Departamento Estadual de Defesa Sanitária Vegetal (Dedev) é constante para impedir a introdução destas e de outras pragas e para manter outras sob controle. É o caso do vazio sanitário do maracujá, por exemplo.
Além disso, o setor é responsável pela fiscalização do comércio e controle da qualidade de sementes e mudas comercializadas no Estado e do comércio e uso de agrotóxicos. O objetivo do controle é garantir que o produtor rural tenha acesso a insumos de qualidade, dentro da validade e demais características conforme definido na legislação.
Até dezembro de 2023, foram 3.420 fiscalizações no comércio de insumos agrícolas e coletou 443 amostras para controle de qualidade de sementes, com reprovação de 20,85% das amostras. Essa ação protege a saúde pública, o meio ambiente e os interesses econômicos do produtor rural.
Frutas, hortaliças e hortifrutigranjeiros também são testadas. O Programa Estadual de Controle e Monitoramento de Resíduos de Agrotóxicos analisou 887 amostras. Os alimentos testados tiveram um índice de conformidade de 87,82%, sendo consideradas conforme as amostras sem resíduos, ou que apresentaram apenas resíduos de princípios ativos dentro dos limites autorizados para aquele cultivo.
A Cidasc trabalha persistentemente a orientação e sensibilização de responsáveis técnicos e produtores rurais no sentido da prescrição e uso correto dos agrotóxicos, por meio de palestras voltadas aos produtores rurais e reuniões com entidades. Em 2023, a Cidasc realizou mais 3.416 inspeções de pragas e mais de 2.016 fiscalizações em sanidade vegetal, incluindo unidades de produção, unidades de consolidação e vazio sanitário.
Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500