A presidente Celles de Matos com a equipe do Departamento Regional de Joinville e do Departamento de Defesa Vegetal da Cidasc no estande conjunto da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária.
Foto: Departamento Regional de Joinville/Cidasc

Nesta quinta-feira, 17 de janeiro, o município de Massaranduba sediou a 6ª Abertura Oficial da Colheita de Arroz, no Pavilhão de Eventos da cidade. O evento, organizado pela Cooperativa Juriti, Brazil Rice, Sindarroz/SC, OCESC e Epagri, foi prestigiado pelo governador Jorginho Mello e diversas autoridades. A Cidasc foi representada na solenidade pela presidente Celles de Matos.

A empresa também tem participação ativa em toda a programação do evento, com um estande apresentando o trabalho da companhia em sanidade vegetal, sanidade animal e inspeção sanitária de produtos de origem animal. Havia expectativa de que o público ultrapassasse mil pessoas durante a abertura oficial.

O gestor do Departamento Estadual de Defesa Vegetal, Alexandre Mees, cumprimenta o governador Jorginho Mello no estande da Cidasc. Foto: Eduardo Valente/GOVSC

Ganhou destaque na abertura oficial da colheita o trabalho da Divisão de Classificação Vegetal (Dicla) da Cidasc, que executa o Selo de Conformidade Cidasc (SCC), uma certificação de processo voltada a empresas que beneficiam produtos de origem vegetal, como grãos, frutas e farinhas. Segundo o gestor da Dicla, Thiago Borghezan, 40% do arroz beneficiado em Santa Catarina está em processo de certificação e a meta é chegar a 100%.

A marca Buriti é beneficiada pela Cooperativa Juriti, que aderiu ao Selo de Conformidade Cidasc. Foto: Eduardo Valente/GOVSC

A Cooperativa Juriti, anfitriã do evento em Massaranduba, é uma das empresas que aderiu ao SCC em 2023. O primeiro treinamento com os colaboradores da cooperativa foi realizado pela equipe da Cidasc em dezembro passado, atividade prevista na implementação do Sistema de Gestão da Segurança de Alimentos (SGSA).

Para receber o SCC, as empresas precisam implementar o SGSA e serem aprovadas em auditoria. Uma das vantagens do selo para a agroindústria é ter um diferencial no mercado, que evidencia que seus produtos são beneficiados seguindo padrões. Para o consumidor, o Selo de Conformidade Cidasc é um indicativo de que aquele alimento é seguro para o consumo e foi produzido seguindo as normas sanitárias.

Denise De Rocchi
Ouvidoria: 0800 644 8500