Desde a criação do Selo de Conformidade Cidasc (SCC) em 2015, várias empresas participaram do programa. Em 2023, 16 agroindústrias foram certificadas com o Selo e 12 em processo de certificação. Essa certificação é alcançada pelas empresas que receberam a consultoria para implantação dos cerca de 300 requisitos de qualidade de processo e produto e mesmo após certificadas, seguem sendo acompanhadas pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), para assegurar o grau de qualidade pretendido. Podem aderir ao programa empresas de produção, beneficiamento, processamento e comercialização de produtos de origem vegetal destinados ao consumo humano. Grãos, farinhas, frutas, geleias e conservas são alguns exemplos de produtos elegíveis para o SCC. 

Os produtos certificados com o SCC, se tornam um diferencial competitivo, que atesta para o consumidor que aquele fabricante segue padrões que resultam em um produto de qualidade, seguro para o consumo e estão presentes nas prateleiras de todo o Brasil, no exterior, e podem ser encontrados em 25 países espalhados pelo mundo. As empresas certificadas passam por auditorias periódicas, para mostrar que as boas práticas continuam sendo seguidas após a conquista do Selo. 

Em todo o estado de Santa Catarina, 28 empresas participam do programa, com uma grande diversificação de segmentos de processamento de produtos de origem vegetal destinados ao consumo, gerando qualidade aos produtos produzidos em solo catarinense. Mais de 40% do arroz beneficiado em Santa Catarina está em processo de certificação, considerando o Sistema de Gestão de Segurança de Alimentos (SGSA) e a ideia é certificar 100% do arroz catarinense.

Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500