Entre seus muitos atrativos, Santa Catarina tem uma gastronomia diversificada, com ingredientes de muita qualidade! É resultado do trabalho conjunto dos produtores, indústria e da defesa agropecuária, cujo órgão oficial em território catarinense é a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc).
Na produção vegetal, o Estado se destaca na fruticultura. Santa Catarina é Livre de Moko da bananeira, doença que ocorre no norte do país e afeta bananeiras e helicônias, assim como da traça da maçã (Cydia pomonella), praga que ocorre em países como a Argentina e que pode causar prejuízos nas culturas da maçã, pera, pêssego e ameixa.
Ao visitar Santa Catarina, não traga mudas e sementes, pois elas podem conter vírus, bactérias, fungos, insetos ou larvas causadores de pragas e contaminar pomares e lavouras. Cargas vegetais precisam de Permissão de Trânsito Vegetal (PTV) para ingressar e ser transportados pelas estradas catarinenses.
A PTV é o documento que declara que aqueles frutos ou plantas não apresentam algumas pragas que estão sob controle oficial e que podem causar prejuízos aos cultivos locais. Dentre essas pragas, estão aquelas que afetam frutos como a maçã, banana, laranja, tangerina, limão, uva, carambola, entre outras.
Lembramos ainda que o transporte de agrotóxicos em veículos de passeio ou de transporte coletivo também é irregular.
Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom