Foto: Departamento Regional da Cidasc de Concórdia.

Em uma iniciativa conjunta, a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), o Instituto Federal Catarinense (IFC) Campus Concórdia e o Instituto Catarinense de Sanidade Agropecuária (Icasa) reforçam sua parceria para a implementação do Projeto Sanitarista Acadêmico, da companhia. Este projeto, que oficializou sua criação em outubro de 2023, tem como objetivo primordial fortalecer a Educação Sanitária e a Defesa Sanitária Agropecuária no estado.

Na quinta-feira, dia 07 de dezembro, representantes dessas instituições se reuniram para discutir os próximos passos do projeto. O encontro contou com a presença da médica veterinária Fernanda Zordan Fontana, responsável pelos Programas Sanitarista Junior e Sanitarista Acadêmico, em representação ao Departamento Regional da Cidasc de Concórdia, do professor Antônio Carlos Pedroso e da professora Marcella Zampoli de Assis, do IFC Campus Concórdia, e da médica veterinária conselheira técnica Luciane Surdi, representando o Icasa.

A gestora do Departamento Regional de Concórdia, Patrícia Resende Diniz Caires, destaca a importância dos projetos para os municípios ligados ao departamento, já que a região é uma grande produtora de alimentos. “Levar conhecimento, levar educação sanitária voltada para defesa agropecuária de Santa Catarina é o nosso objetivo. Quando a população entende a importância do trabalho de prevenção e de promoção da saúde pública das pessoas, ela valoriza e apoia. Neste ano de 2023, atingimos 50 crianças e temos meta de buscar novas escolas. Seguiremos buscando o caminho da educação”, enfatiza Patrícia.

“A educação em defesa agropecuária é um processo que deve ser contínuo, por meio do qual, os estudantes desenvolvem suas capacidades intelectuais, físicas, sociais e emocionais, melhorando assim, sua qualidade de vida e contribuindo para o desenvolvimento de suas comunidades”, conclui a gestora Patrícia.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Concórdia.

A Cidasc, desempenhando um papel crucial na promoção da saúde animal e na garantia da qualidade sanitária, reforçou seu compromisso com o Projeto Sanitarista Acadêmico. A médica veterinária Fernanda Zordan Fontana, destacou a importância da interação entre as instituições para fortalecer a Defesa Sanitária Agropecuária. A empresa tem papel fundamental na execução dos serviços de Educação Sanitária, conforme estabelecido pela Instrução Normativa, da Diretoria de Defesa Agropecuária (Didag) da Cidasc, n.º 01/2022.

O projeto, que visa desmistificar o conceito de “Saúde Única,  Bem-Estar Animal e Humano” para alunos do ensino fundamental da Rede Pública e Privada, envolve cerca de 100 alunos e dois professores do IFC Campus Concórdia. A proposta destaca a participação ativa da Cidasc, que, por meio de sua representante regional Fernanda Zordan Fontana, contribuirá significativamente para o Programa Sanitarista Junior e Sanitarista Acadêmico durante o desenvolvimento das atividades nos municípios vinculados à regional de Concórdia.

A interação entre as instituições fortalece não apenas os laços acadêmicos, mas também a divulgação da Educação Sanitária em Santa Catarina. Além disso, a proposta inclui a criação de um Programa de Estágio entre IFC Campus Concórdia e Icasa, e a cooperação técnica entre Cidasc e IFC Campus Concórdia na atividade educativo-sanitária.

A Cidasc, reconhecida por sua expertise na área, espera formar profissionais habilitados às demandas do mercado de trabalho, contribuindo para a preservação da Saúde Única no estado. “O projeto também pretende mapear e acompanhar o histórico dos alunos impactados pelo programa, fortalecendo a formação de profissionais capacitados na área agropecuária”, destaca a médica veterinária da Unidade Veterinária Local da Cidasc de Concórdia, Fernanda Zordan Fontana.

Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500