Estudantes da escola Cônego Dr. Raulino Reitz, de Antônio Carlos, durante visita ao laticínio. Foto:
Departamento Regional de Itajaí/Cidasc

Duas escolas municipais de Antônio Carlos, parceiras do projeto Sanitarista Junior, complementaram os conhecimentos de seus estudantes sobre cuidados sanitários em alimentos de origem animal com uma visita a uma das mais antigas fábricas de lácteos de Santa Catarina. As visitas, realizadas nos dias 22 e 24 de novembro, foram conduzidas pela médica veterinária da Cidasc Maria Aparecida Chaltein Almeida Bello e pela funcionária da Cidasc Greyce Kelly Schmitt Reitz. 

A fábrica da Papenborg – Laticínios Holandês recebeu a turma da escola Professora Verônica Guesser Pauli no dia 22 de novembro. Com ajuda das funcionárias da fábrica Fabrícia Guesser Conrat e Sandra Guesser, bem como da supervisora de produção Jaqueline Severino Coelho, o grupo recebeu orientações técnicas sobre todo o processo, desde a chegada do leite no laticínio. Os visitantes mirins conheceram todas as etapas de fabricação de derivados do leite e como é feito o armazenamento dos produtos prontos. 

No dia 24, os alunos da escola Cônego Dr. Raulino Reitz foram recepcionados pelas funcionárias Lucide Maria S. Kreef e Júlia Back Schmitt, além da supervisora Jaqueline. Eles também observaram cada setor da fábrica e ouviram as explicações sobre os cuidados sanitários ao longo da linha de produção. 

A família Papenborg produz leite e derivados há 60 anos e a fábrica foi a primeira do setor lácteo inscrita no Serviço de Inspeção Estadual (SIE) de Santa Catarina. Neste ano, recebeu da Cidasc o certificado de adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi). A empresa, conhecida pela qualidade dos produtos com a marca Holandês, é também uma tradicional parceira do projeto Sanitarista Junior. 

Frequentemente, ela recebe estudantes para que compreendam na prática o cuidado com a sanidade animal e com boas práticas de fabricação, que resultam em alimentos seguros para o consumo. Tanto as atividades lúdicas que o projeto da Cidasc desenvolve em sala de aula quanto este tipo de visita contribuem para formar uma nova geração mais consciente sobre o tema, que é também uma questão de saúde pública. 

As escolas que quiserem aderir ao Sanitarista Junior e fazer parte deste projeto interdisciplinar, podem manifestar interesse escrevendo para fabranco@cidasc.sc.gov.br

Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom