Teve início nesta quarta-feira, 29 de novembro, o I Seminário da Erva Mate do Planalto Norte Catarinense, no auditório do IFSC (Instituto Federal de Santa Catarina) em Canoinhas. A Cidasc, a Epagri e a Secretaria de Estado da Agricultura estão entre as entidades promotoras, junto com o Sistema Senar/Faesc, Sistema Crea/SC, Embrapa, ICMBio, Prefeitura Municipal de Canoinhas, IFSC, Sindimate e Associação dos Engenheiros Agrônomos do Planalto Norte. 

A programação inclui diversas palestras destinadas a qualificar a produção da erva mate na região. Trata-se de uma espécie utilizada pelos indígenas, cujo uso foi incorporado também pelos colonizadores, tornando-se parte da cultura e produto com valor comercial. As técnicas de manejo, em debate no evento, permitem gerar renda ao produtor rural e reduzir impactos, conciliando a produção com a conservação ambiental. 

A programação de palestras de amanhã, 30 de novembro, terá uma apresentação sobre o SCC – Selo de Conformidade Cidasc feita pelo técnico agropecuária Adinan Pereira e atribuições da Defesa Sanitária Vegetal pela engenheira agrônoma da companhia Maritza Martins Mansani. O SCC é uma certificação de processo, que a Cidasc concede a empresas que produzem produtos de origem vegetal, como erva mate, grãos, farinhas, conservas e frutas. 

A adesão é voluntária e a empresa precisa implementar um Sistema de Gestão da Segurança dos Alimentos e passar por auditoria para receber o selo. Ele se torna um diferencial, pois indica ao consumidor (pessoa física ou até importador) que aquele produto foi elaborado seguindo normas sanitárias e obedecendo um padrão de qualidade. 

Mais informações à imprensa:
Denise De Rocchi
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom