Foto: Departamento Regional da Cidasc de Campos Novos.

O Departamento Regional Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) de Campos Novos reuniu, no dia 23 de novembro, comerciantes, armazenadores, responsáveis técnicos e profissionais prescritores de Receita Agronômica em uma ação dedicada a aprimorar a fiscalização de agrotóxicos. O encontro, realizado no auditório da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) no Centro de Treinamento de Campos Novos, teve como objetivo harmonizar conhecimentos, procedimentos e condutas neste setor regulamentado por legislação federal e estadual específicas.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Campos Novos.

Com a responsabilidade delegada pela Secretaria de Estado da Agricultura de Santa Catarina, a Cidasc desempenha papel crucial na fiscalização do trânsito, armazenamento, prescrição, comércio e uso de agrotóxicos. Reconhecendo a importância de uma abordagem cuidadosa e permanente sobre o assunto, a equipe da Cidasc, atuante na área de Defesa Sanitária Vegetal (DSV), promove anualmente reuniões estratégicas para fortalecer a regularidade dessas práticas.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Campos Novos.

Na última reunião, 23 participantes estiveram presentes, sendo apresentados os engenheiros agrônomos recém-contratados pela Cidasc, Lucas Debastiani e Matheus Vieira Gallas, lotados na Defesa Sanitária Vegetal do Departamento Regional da Cidasc em Campos Novos.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Campos Novos.

A pauta incluiu a discussão dos aspectos legais relacionados às inconformidades mais frequentes nas fiscalizações da Cidasc, buscando propor ajustes de conduta para aprimorar o índice de regularidade das atividades do setor. A reunião contou também com a palestra do engenheiro-agrônomo Sergio Omar de Oliveira, da Defesa Sanitária Vegetal da Cidasc de Caçador, abordando “Aspectos legais e práticos do armazenamento, receituário agronômico e comércio de agrotóxicos no estado de Santa Catarina”.

A participação ativa da plateia, com questionamentos e sugestões, contribuiu para desmistificar e tornar transparente o processo fiscalizatório, conforme ressaltado pelo palestrante Sergio Omar de Oliveira. Além disso, foi proposta a criação e manutenção de um canal de comunicação permanente para auxiliar na contenção dos problemas que afetam o setor, com foco no comércio e uso irregular, principalmente relacionado ao contrabando de agrotóxicos.

Alessandra Carvalho
Ouvidoria: 0800 644 8500