Foto: Departamento Regional da Cidasc de Canoinhas.

Frigototi é o primeiro estabelecimento de Canoinhas a receber o selo do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA)

O Frigorífico Frigototi, localizado em Canoinhas, alcançou um marco significativo ao receber, nesta quinta-feira, 23 de novembro, o certificado de adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA), concedido pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc). A cerimônia de entrega do certificado ocorreu no Centro Empresarial de Canoinhas, com a presença de autoridades locais, incluindo a prefeita Juliana Maciel, secretário municipal da agricultura e presidente da Câmara de Vereadores.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Canoinhas.

A adesão ao Sisbi-POA coloca o Frigorífico Frigototi em uma posição estratégica, permitindo que a empresa comercialize seus produtos de origem animal em todo o território brasileiro. Este é um feito inédito para Canoinhas, destacando o potencial do município no cenário nacional.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Canoinhas.

Segundo Zenon Mário Pieczarka Júnior, gestor da Cidasc de Canoinhas, essa conquista não apenas representa uma oportunidade para os produtores locais, mas também abre portas para a empresa buscar novos mercados além das fronteiras estaduais. “A partir de agora, nossos produtores têm mais uma alternativa de buscar preço, negócio, condição e prazo para vender os animais, e a empresa passa a ter condições de buscar mercado fora do estado para levar essa carne de qualidade produzida aqui em Canoinhas”, explica Zenon.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Canoinhas.

O Frigorífico Frigototi, atuante desde 1986 na área de abate de bovinos, tornou-se o pioneiro em Canoinhas a conquistar o Sisbi-POA. O proprietário, Evilásio Jarschell, acompanhado de sua esposa Simone de Fátima de Lima Jarschel e filhos, expressou sua gratidão à Cidasc, especialmente ao médico veterinário e coordenador de Inspeção de Produtos de Origem Animal da Cidasc de Canoinhas, Cláudio Machado Moreira. Emocionado, Evilásio compartilhou a história da empresa, que se dedica ao ramo desde 1996.

Foto: Departamento Regional da Cidasc de Canoinhas.

A prefeita de Canoinhas, Juliana Maciel, expressou orgulho pela conquista do certificado pelo Frigorífico Frigototi. “Esse é um trabalho em conjunto entre a Cidasc e o frigorífico, que muito nos orgulha”, destacou Juliana.

Zenon enfatizou o papel crucial da Cidasc na promoção do agronegócio e na preservação da saúde pública, destacando a importância da “saúde única”. Ele ressaltou que a certificação não apenas beneficia os empresários, possibilitando a venda em todo o Brasil, mas também contribui para a sociedade, prevenindo doenças e economizando recursos.

A conquista do Frigorífico Frigototi no Sisbi-POA serve como exemplo e incentivo para outras empresas da região buscarem a certificação, fortalecendo parcerias entre empresas públicas, prefeituras e agroindústrias. A certificação representa não apenas um avanço para o setor local, mas também uma oportunidade de crescimento e reconhecimento nacional para Canoinhas.

Sobre o Frigorífico Frigototi:

Desde 1986, o Frigorífico Frigototi destaca-se na área de abate de bovinos, atendendo os principais supermercados do Planalto Norte Catarinense. Comprometido com a qualidade, a empresa adota medidas rigorosas desde o cuidado animal até os procedimentos de abate, produção e manejo de todos os cortes.

O que é o Sisbi?

O Sisbi faz parte do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), que tem como objetivo padronizar e harmonizar os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e a segurança alimentar.

Estabelecimentos aderidos ao Sisbi adquirem a paridade ao serviço de inspeção do Estado com o Serviço de Inspeção Federal (SIF). Estando em conformidade, o estabelecimento recebe o título do Sisbi que o permite comercializar os seus produtos em âmbito nacional, ficando sujeito à Inspeção contínua da Cidasc.

Os estabelecimentos que produzem produtos de origem animal podem solicitar de forma concomitante o registro no Serviço de Inspeção  Estadual (SIE) e no Sistema Brasileiro de Inspeção, o que favorece a ampliação do mercado, gerando mais emprego e renda aos catarinenses. A equivalência dos serviços de inspeção promove a saúde pública, o combate à clandestinidade, a segurança e qualidade dos alimentos de origem animal, bem como contribui para o fortalecimento e desenvolvimento do setor agropecuário de Santa Catarina.

Alessandra Carvalho
Ouvidoria: 0800 644 8500