Foto: Departamento Regional da Cidasc Caçador.

Instituições do município se reúnem para definir procedimentos em simulação de situações de emergência.

A cidade de Caçador testou sua prontidão para lidar com situações de emergência em um treinamento simulado conduzido pela Defesa Civil do município. A iniciativa reuniu várias instituições locais, incluindo a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), para aprimorar a coordenação e as ações em momentos críticos.

Foto: Departamento Regional da Cidasc Caçador.

No exercício, representantes de diversas entidades, como a Câmara de Vereadores de Caçador, Secretaria da Agricultura, Secretaria de Assistência Social, Secretaria da Fazenda, Secretaria da Saúde, Corpo de Bombeiros Voluntários, Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental, Polícia Civil, Guarda Municipal, Tiro de Guerra, Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Caçador (Ippuc), Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Caçador (Adeac), Hospital Maicé, Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), BRK Ambiental (concessionária responsável pelos serviços públicos de abastecimento de água e de esgotamento sanitário de Caçador), Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) e Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) se reuniram para simular uma variedade de situações de emergência.

Foto: Departamento Regional da Cidasc Caçador.

O treinamento foi coordenado por Sérgio Eloy Bisotto, responsável pela Defesa Civil de Caçador, e teve como principal objetivo a definição das atribuições e ações que cada instituição deve tomar em situações de crise, bem como a alocação de recursos disponíveis. Para alcançar essa finalidade, as instituições trabalharam divididas por área de atuação, formando equipes especializadas para elaborar planos de ação específicos. Foram criados roteiros detalhados de procedimentos a serem adotados em resposta a cada cenário proposto. Essas anotações servirão como base para a elaboração do plano de contingência da Defesa Civil de Caçador, que visa melhorar a preparação e a resposta a desastres e situações de emergência no município.

Foto: Departamento Regional da Cidasc Caçador.

A Cidasc, representada pelo médico veterinário e gestor do Departamento Regional,  Luís Felipe Sperry Bratti, e o engenheiro agrônomo, Sergio Omar de Oliveira, titular e suplente da instituição junto à Defesa Civil de Caçador. “O treinamento demonstrou a importância da colaboração entre instituições diversas e a dedicação de Caçador em aprimorar sua preparação para possíveis situações de emergência. O comprometimento das instituições locais, como a Cidasc, em participar ativamente desse processo é fundamental para garantir a segurança e o bem-estar da comunidade em momentos de crise”, comentou o gestor do Departamento Regional da Cidasc de Caçador, Luís Felipe Sperry Bratti.

Mais informações à imprensa:
Alessandra Carvalho
Assessoria de Comunicação – Cidasc
Fone: (48) 3665 7000
ascom@cidasc.sc.gov.br
www.cidasc.sc.gov.br
www.facebook.com/cidasc.ascom
https://www.instagram.com/cidascoficial/
Ouvidoria: 0800 644 8500